Mato Grosso do Sul: AGE celebra Dia Internacional de Combate à Corrupção

O Dia Internacional de Combate à Corrupção foi celebrado no evento aberto ao público de iniciativa da Rede de Controle da Gestão Pública e realizado pela Auditoria-Geral do Estado na última segunda-feira (9 de dezembro), no auditório da Receita Federal em Campo Grande. A programação, que contou com a presença de diversas autoridades e servidores públicos, provocou a reflexão sobre as ações necessárias à prevenção e combate à corrupção e a responsabilidade de todos os cidadãos e agentes públicos.

Anfitriã do evento, a auditora-geral do Estado, Tatiana Pífer, fez a abertura oficial e ressaltou os esforços dos órgãos de controle em mudar a realidade atual e conscientizar o cidadão de sua responsabilidade como agente transformador da sociedade. As demais autoridades que compuseram a mesa foram Janaína Gonçalves Theodoro de Faria, chefe da CGU em MS, Jully Heider da Cunha Souza, secretário adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MS, Edmur Baida, secretário do Tribunal de Contas da União em MS e Flávio de Barros Cunha, delegado da Receita Federal de Campo Grande/MS.

“O que o cidadão espera do Poder Público no combate à corrupção” foi o tema da palestra ministrada pelo secretário adjunto da OAB em MS, Jullly Heider da Cunha Souza. O tema “A Transparência e o controle interno” foi abordado na palestra ministrada pelo corregedor-geral do Ministério Público Estadual de MS – MPE, Mauri Valentin Riciotti. Ele ressaltou o trabalho de orientação realizado junto aos municípios sul-mato-grossenses. Em 2013, o corregedor do MPE percorreu 25 municípios para explicar os sistemas de controle interno e externo. “O objetivo é evitar desperdícios e erros, que são tão danosos como a corrupção”, destaca Riciotti.

Em seu pronunciamento, a chefe da CGU em MS, Janaína Gonçalves Theodoro de Faria, apresentou um levantamento sobre a realidade no Estado de Mato Grosso do Sul com relação à transparência. O levantamento aponta que 100% dos 79 municípios não cumprem totalmente a Lei da Transparência e nem a Lei de Acesso à Informação. Janaína explica que a CGU tem apostado no trabalho de conscientização, que está em andamento em parceria com o Ministério Público Estadual. Depois desse trabalho, serão tomadas as medidas legais em relação aos entes que não cumprirem essas leis.

Correios e Coral dos Servidores

A programação contou com a apresentação do Coral dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. Os Correios também marcaram presença no evento através do lançamento do carimbo comemorativo e selo personalizado alusivo ao “Dia Internacional de Luta Contra a Corrupção”, em comemoração aos 10 anos de criação da Controladoria-Geral da União.

O objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre a necessidade do combate à corrupção, bem como a conscientização de todos os brasileiros quanto à importância do controle social. O gerente de segurança empresarial dos correios, Márcio Nei Mendes Moreira, conduziu a cerimônia e convidou para participar do lançamento a auditora-geral do Estado, Tatiana Pífer, e a chefe da CGU em MS, Janaína Gonçalves Theodoro de Faria.

A realização do evento ficou a cargo da comissão organizadora da AGE, formada pelos auditores do Estado Raquel Pereira Costa, Rosely Pereira Maia e Leandro Santos.

…………………………………………….

Informações para a imprensa:

Tríade Comunicação

Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Texto : Luciane Peres Kurzawa – AGE/MS

Foto: Leandro Santos – AGE/MS

E-mail: lkurzawa@fazenda.ms.gov.br; age@fazenda.ms.gov.br

Telefone: (67) 3318-3234  

Site: www.age.ms.gov.br