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Mato Grosso: Consultas ao “Pergunte à CGE” têm aumento de 140%
A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE) recebeu 140% a mais de consultas de servidores públicos estaduais pelo canal “Pergunte à CGE” no primeiro semestre de 2015 na comparação com igual período do ano passado.
De janeiro a junho de 2015, auditores do Estado responderam a 529 questionamentos pelo canal sobre assuntos relacionados aos processos de gestão interna/sistêmica do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, a maioria relacionada a financeiro, aquisições, pessoal e controle interno. No primeiro trimestre de 2014, foram respondidas 220 consultas.
“Uma das motivações para esse aumento é a atmosfera de transformação pela qual passa o Governo do Estado, modificando o que ainda não funciona de maneira eficaz, eficiente e efetiva. Outra motivação são servidores mobilizados e receptivos às novas diretrizes”, justifica o secretário-controlador geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves.
Segundo a gestora da ferramenta, a analista administrativo Silvania Galindo, o aumento nas demandas pelo canal evidencia que as secretarias e entidades têm enxergado cada vez mais a CGE como um órgão de assessoramento direto nas decisões diárias e não somente como órgão de auditoria. “O aumento se deve também à agilidade no retorno ao servidor solicitante, bem como à fundamentação técnica das respostas dos auditores”, salienta.
O “Pergunte à CGE” é um espaço reservado aos servidores públicos estaduais, independentemente dos cargos e funções que ocupem, para solicitação de orientações e esclarecimentos sobre questões cotidianas de entendimentos pacíficos no âmbito da CGE, com respostas diretamente no e-mail do solicitante.
“Todos os servidores da administração pública estadual têm a oportunidade de registrar sua dúvida neste canal de comunicação, que visa esclarecer de maneira célere as dúvidas inerentes à execução orçamentária a fim de melhorar a eficiência das atividades sistêmicas nas secretarias e entidades”, comenta a gestora da ferramenta.
A ferramenta é regulamentada pela Portaria 04/2013-AGE, a qual estabelece o prazo de 48 horas para retorno das respostas. “Quando há impossibilidade de retorno no prazo estabelecido devido à complexidade da solicitação, o auditor informa o solicitante, via e-mail, do novo prazo para resposta”, ressalta Silvania.
As perguntas nas quais a equipe responsável entender ser de alta complexidade ou havendo a necessidade de analisar o caso concreto, o auditor plantonista solicita ao consultante que formalize o questionamento via ofício para emissão de Parecer de Auditoria.
O canal “Pergunte à CGE” está disponível no site www.controladoria.mt.gov.br , no menu “Fale Conosco” e em banner na lateral da página.
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Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE-MT
E-mail: ligianiaraujo@controladoria.mt.gov.br
Telefones: (65) 3613-4017 e e 9664-5208