Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Mato Grosso: Auditoria Geral e Tribunal de Contas do Ceará compartilham experiências
A Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT) recebeu na última segunda e terça-feira (26 e 27.08) a visita de uma equipe técnica do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE) para intercâmbio de experiências e conhecimentos. Na segunda-feira (27.08), o secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, adjuntos e superintendentes apresentaram aos visitantes a estrutura organizacional, o modelo de funcionamento, os produtos, bem como alguns trabalhos e resultados de 2012 e 2013.
O secretário-auditor geral explicou que a AGE atua como Controladoria desde janeiro de 2011, quando passou a responder também pelas atividades de Ouvidoria e Corregedoria, além das funções de Auditoria e Controle, as quais já eram de sua competência. O objetivo da sistemática de trabalho é fortalecer o controle interno, aperfeiçoar a conduta do servidor público, ampliar os níveis de transparência e fomentar o controle social para melhorar a qualidade do serviço público.
Nesse sentido, José Alves observou que os principais focos de atuação da AGE são prevenção de falhas, orientação dos servidores e gerenciamento de riscos para garantir a qualidade, legalidade e responsabilidade fiscal da gestão dos recursos públicos do Poder Executivo. “A AGE não quer ser reconhecida como um órgão que aumenta a produção de relatórios com indicação de falhas. Ao contrário, quer ser reconhecida como uma instituição que orienta os gestores públicos para evitar que a falha aconteça”, ressaltou José Alves.
Já o diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Escola Superior de Contas do TCE-CE, Francisco Otávio de Miranda Bezerra, e o assessor de diretoria da mesma Escola de Contas, Fabrício Bezerra Santos, falaram aos auditores sobre o funcionamento da unidade educacional e seus programas, como é o caso do Agente de Controle e Gestores Escolares; os cursos presenciais e na modalidade a distância, de extensão; especializações e mestrado; dentre outros projetos.
Na terça-feira (27.08), os representantes do TCE-CE acompanharam o Workshop do Programa de Controle Disciplinar “Você Faz a Diferença” realizado para o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Para finalizar, auditores e equipe do Tribunal debateram a possibilidade de parcerias em várias ações, sobretudo na adaptação do Programa de Controle Disciplinar, coordenado pela AGE, ao contexto da Corte de Contas e do programa do TCE-CE de capacitações de gestores escolares em prestação de contas da rede pública de ensino ao contexto do Estado de Mato Grosso.
O interesse na visita técnica foi resultado da apresentação que a secretária-adjunta da Corregedoria Geral do Estado (AGE-MT), Cristiane Laura de Souza, fez no mês de abril sobre a sistemática de controle disciplinar dos servidores públicos estaduais às chefias do corpo administrativo do TCE-CE. O convite partiu do próprio Tribunal.
————————————————
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato
Texto e foto: Ligiani Silveira – Assessora de Comunicação da AGE-MT
E-mail: ligianiaraujo@auditoria.mt.gov.br
Telefone: (65) 3613-4017/9664-5208
Site: www.auditoria.mt.gov.br
Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-009