Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Mato Grosso: Auditores aprimoram análises das contratações de tecnologia da informação
Auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) participaram na última semana de curso para aprimorar as análises das contratações de bens e serviços de tecnologia da informação no Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. A qualificação foi conduzida pelo auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), André Luiz Furtado Pacheco, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), em Cuiabá.
O curso ofereceu aos participantes uma visão geral e sistematizada sobre a licitação e contratação de bens e serviços de tecnologia da informação, desde o planejamento até a execução contratual. Também abordou método de auditoria de tecnologia da informação, desde o planejamento e a execução até a elaboração do relatório e o monitoramento das ações implementadas pelo órgão auditado para correção das irregularidades identificadas.
Na oportunidade, o auditor federal destacou que as análises das contratações nesta área devem evoluir na medida em que as tecnologias adquiridas pela administração pública ficam cada vez mais complexas e abrangentes.
“O uso da tecnologia da tecnologia da informação é fundamental para a administração pública atingir seus objetivos e cumprir sua missão. Mas, para isso, é preciso controlar as iniciativas de TI na organização para garantir o retorno de investimentos e a adoção de melhorias nos processos organizacionais”, comentou.
Do ponto de vista da atuação dos órgãos de controle, as análises devem prevenir fraudes, erros e desperdícios na aquisição e na execução dos contratos de tecnologia da informação, como garantir a integridade dos sistemas, incluindo todos os aplicativos, dados e arquivos, por exemplo.
O superintendente de Auditoria Programada da CGE, Sérgio Paschoal, aprovou o curso. “O professor tem muita experiência na área. Demonstrou quais são os principais pontos a serem observados por quem faz a contratação e o que o controle deve verificar”, comentou.
O auditor do Estado Aprígio Guilherme de Freitas também considerou o curso proveitoso. “Acrescentou conhecimento e abriu fronteiras sobre os vários aspectos e procedimentos que envolvem o complexo processo de contratação de tecnologia da informação. Inclusive a realização de auditoria sobre o tema”, disse ele.
Sobre o instrutor
André Luiz Furtado Pacheco é graduado em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília e MBA em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Auditor federal de Controle Externo do TCU, atua na área de TI há 36 anos, dos quais 24 anos como auditor de TI.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE-MT
E-mail: ligianiaraujo@controladoria.mt.gov.br
Telefone: (65) 3613-4017 / 99982-0209
Site: www.controladoria.mt.gov.br
Mais informações sobre o CONACI:
Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911