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Mato Grosso: AGE capacita novos assessores de controle interno
A Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE-MT) reuniu na última quarta-feira (09/04) os novos assessores de controle interno dos órgãos e das entidades do Governo para orientá-los acerca de suas atribuições. A maioria dos novos assessores foi nomeada em função da extinção dos núcleos sistêmicos, processo ainda em fase de transição.
Na ocasião, o secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, ressaltou a importância das Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) no auxílio às secretarias e entidades na melhoria dos processos de gestão (atividades administrativas) e conclamou os assessores a se sentirem parte da equipe da AGE. “As Unisecis são extensão da AGE em cada órgão e entidade. São elas que dão apoio à AGE no controle dos atos administrativos antes, durante e depois de sua ocorrência para garantir a legalidade, qualidade e responsabilidade fiscal na aplicação dos recursos públicos”, comentou.
José Alves destacou que a principal habilidade que se espera dos assessores não é que entendam de todas as áreas de gestão, pois, para isso, a AGE conta com equipes especializadas de auditores (gestão de pessoal, convênios, aquisições, patrimônio, obras públicas etc) que estão à disposição para auxiliá-los tecnicamente.
Segundo o secretário-auditor geral, o que se espera dos assessores é a capacidade de dialogar com os gestores das áreas executoras dos processos de gestão no sentido de entender as causas dos apontamentos da AGE (controle interno) e dos órgãos de controle externo (Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual etc).
“A AGE não quer atuar somente nas causas de falhas de situações pontuais, mas na sistemática de determinada área de gestão como um todo, no sentido de melhorar os controles para que os erros não se repitam. O indicador de resultado da AGE não é a quantidade de relatórios com apontamentos de falhas, mas a redução do número de impropriedades”, disse.
A secretária-adjunta de Auditoria, Cristiane Laura de Souza, reforçou que o relacionamento interpessoal com as áreas é de fundamental importância para o exercício das funções de prevenção e orientação, visando à melhoria dos serviços públicos. “É preciso que os servidores das secretarias vejam os assessores de controle interno como parceiros. Para isso, é preciso que vocês (assessores) exercitem a capacidade de convencimento, liderança e confiança”, afirmou.
Planos de providências
Na oportunidade, além das atribuições das Unisecis, os novos assessores de controle interno receberam orientações acerca da importância dos planos de providências e de como elaborá-los em conjunto com as áreas.
Os planos de providências elencam as ações, os responsáveis, os meios e os prazos para implementação das medidas de aperfeiçoamento da gestão pública. São elaborados pelas secretarias a que se destina o documento de auditoria (tanto da AGE quanto do TCE), por meio das equipes responsáveis pelos setores onde a situação foi encontrada, com o suporte técnico das Unisecis.
A capacitação foi conduzida pelos auditores Kristianne Marques, também superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle, e Márcio da Silva Santos e pela analista administrativo Silvania Regina de Oliveira Galindo.
Participaram do treinamento assessores de controle interno das Secretarias de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), de Educação (Seduc), de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), de Trabalho e Assistência Social (Setas), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Extraordinária da Copa Fifa 2014 (Secopa) e de Cultura (SEC), além da própria AGE.
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