Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Manual e cartilha vão fortalecer transparência no governo de Goiás
Em sua primeira reunião do ano, realizada na última quinta-feira (20), o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Estado de Goiás aprovou duas ferramentas propostas pela Controladoria Geral do Estado que vão contribuir para ampliar a transparência das ações do poder público, estimular o controle da administração pela sociedade e combater a corrupção. A primeira delas é uma cartilha de ética no serviço público. A outra é o manual eletrônico de utilização do sistema de informação ao cidadão do Estado de Goiás, que facilita às pessoas a terem acesso aos dados governamentais, inclusive requerimentos com base na Lei de Acesso à Informação.
A cartilha de ética no serviço público terá versões física e eletrônica e será disponibilizada para todos os servidores da administração estadual e dos demais poderes constituído, com a realização de eventos de apresentação do novo Código de Ética do Servidor Público Estadual. A versão eletrônica estará disponível nos links de Acesso à Informação nos Portais da Controladoria, da Transparência do Governo de Goiás e nos sítios de todas as unidades administrativas do governo estadual. Quanto ao manual eletrônico de utilização do sistema de informações do Estado, este também será postado no Portal Goiás Transparente, nos sítios dos demais órgãos da administração estadual e no link de Acesso à Informação.
Outros temas
Ainda durante a reunião realizada no Palácio de Prata, na Praça Tamandaré, com coordenação do secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, o Conselho recebeu informações sobre diversos temas, debateu questões relativas à transparência no poder público e apresentou novas propostas e sugestões para melhoria e ampliação das informações.
Foram repassadas informações sobre as providências adotadas pela Agência Goiana de Comunicação no que tange à divulgação de dados sobre gastos com publicidade, uma solicitação que vinha sendo reiterada pelo Conselho. A medida mereceu elogios, mas alguns membros argumentaram que a forma de apresentação das informações pode ser melhorada por meio da utilização de ferramentas que permitam o uso dos dados pelos usuários para cruzamentos, extratos, análises e aplicações de forma facilitada.
————————————————–