Maceió: Secretário representa capital em evento do Banco Mundial

A convite do Banco Mundial (Bird), o secretário municipal do Controle Interno, Fellipe Mamede, participou na quarta-feira (14/05), em Foz de Iguaçu, do Seminário “O Controle Interno Governamental no Brasil – Velhos Desafios, Novas Perspectivas”, que contou com a presença de membros de controladorias estaduais e secretarias municipais.

Com promoção do Bird e parceira institucional do Conselho Nacional do Controle Interno (Conaci), o evento teve como proposta fazer um panorama da situação atual do controle interno brasileiro, além de promover a discussão sobre novas perspectivas para o seu desenvolvimento.

“Foi mais uma oportunidade para conhecer modelos de excelência que foram implantados, com o apoio do Banco Mundial, em diferentes países, com o objetivo de facilitar o aprimoramento da administração pública e, sobretudo, promover a aproximação direta da sociedade”, disse Mamede, que assumiu em março a vice-presidência do Conaci.

Ainda de acordo com o secretário, a aproximação com o Bird representa o interesse em estabelecer parceiras, com especial atenção, no aprimoramento da gestão da Prefeitura. “Além de empréstimos e financiamentos, o Banco Mundial estimula o desenvolvimento social e, com o evento, houve a oportunidade de conhecer o que temos feito no Brasil e aprender o que é realizado em outros países”, explicou.

Foram três dias de seminário. No dia 14, abertura do evento, palestraram o presidente do Conaci e da Corregedoria Geral de Administração do Estado de São Paulo (CGA/SP), Gustavo Ungaro e o secretário federal de Controle Interno, Valdir Agapito Teixeira. A programação contou com mesas redondas compostas por integrantes de auditoria governamentais do México e da América Latina, professores universitários, além do coordenador geral de operação do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria.

No segundo dia de trabalho, o secretário Fellipe Mamede coordenou, ao lado do secretário executivo do Conaci, Raphael Soré, o painel “Controle Interno na prática: casos ilustrativos das Controladorias”, com apresentação de oito estados. “No mesmo painel, as cidades do Recife e de Belo Horizonte também apontarram como conseguiram o fortalecimento institucional na gestão pública com ações do controle interno”, explicou Mamede.

Ao final do seminário, no dia 16, após realizados todos os dez painéis de debates, todos os participantes se reuniram para tratar de possíveis parcerias junto ao Bird, com mediação de Boris Utria e representantes do Conaci.

Informações para a imprensa:

Tríade Comunicação

Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Assessoria SECOM/MACEIÓ

Telefone: (82) 8882-1135