“Jovens e jogos na gestão pública: uma trilha moderna para diminuir a distância entre as expectativas e a resposta”

Em meio à inovação tecnológica, gerações com mais de 40 anos estão em pleno processo de reaprendizado quanto ao modo de viver atual. Para além da inteligência artificial, internet das coisas e automação, novos conceitos e vocabulários tem ocupado o nosso dia a dia: ChatGPT, Blockchain, Metaverso e por aí vai.

Paralelo a isso, assistimos crianças e jovens se utilizarem de redes sociais, aplicativos e games que muitas vezes nos deixam alheios a esse universo digital que nos parece um matrix.

Constatamos que tanto os jovens quanto os adultos se atraem por utilizar os jogos com sua linguagem acessível e seus cenários lúdicos e atrativos para realizarem atividades de forma descontraída e leve.

Nesse sentido, aliar o uso dos jogos à comunicação dos serviços públicos para o cidadão se constitui uma nova trilha moderna, ágil e acessível para diminuir a distância entre a expectativa das pessoas e a capacidade de resposta da gestão pública. Além disso, representa uma oportunidade para o surgimento de novos desenvolvedores de TI ampliando o mercado profissional.

A história dos jovens do Juventude Digital confirma essa visão, quando evidenciamos suas soluções serem reconhecidas em diversos espaços e a aplicabilidade de seus jogos cativarem a todos que conhecem.

Em um exemplo concreto, três jovens estagiários da Prefeitura de Fortaleza desenvolvem jogos educativos que alcançaram visibilidade nacional no SERPRO, com a conquista do 2º lugar, na categoria experiência do titular. Uma atividade iniciada em 2022 e que já mostra os frutos da ousadia em conciliar a inovação com Controladoria, no projeto Juventude no Controle.

A transformação digital leva um tempo para ser incorporada no cotidiano, mas usar games para levar conteúdo de uma forma didática nunca foi tão inspirador e oportuno como na atualidade. O pensar fora da caixa agora nos leva a viver diferente dentro das telas, mesclando o trabalho com a diversão.

Aqueles interessados em saber mais sobre #game podem acessar o Portal da Transparência do município de Fortaleza e procurar pelo card “LGPD” na página principal da plataforma, ou digitar o seguinte endereço: https://antigo-transparencia.fortaleza.ce.gov.br/index.php/leiGeralProtecaoDados. Lá, encontrarão diversas informações relacionadas à implementação da lei no município.

Autora: 

Christina Machado

Secretária chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município

christina.machado@cgm.fortaleza.ce.gov.br