Itabirito é o primeiro município do interior de Minas Gerais a sediar reunião da Rede Ouvir

Itabirito se tornou o primeiro município do interior de Minas Gerais a sediar uma reunião da Rede Mineira de Ouvidorias (Rede Ouvir). Realizado na última quinta-feira, dia 18 de abril, no Centro Administrativo da Prefeitura, o encontro reuniu representantes de várias ouvidorias. O objetivo foi discutir temas de interesse comum e fortalecer os laços colaborativos. 

A reunião técnica da Rede Ouvir ocorre a cada dois meses. A pauta desta edição debateu indicadores e índices de medição da eficácia de ouvidorias, apresentados pela Copasa, e a proposta de ouvidoria itinerante da Câmara de Belo Horizonte. O encontro corresponde a um esforço conjunto das ouvidorias em buscar soluções e compartilhar experiências para aprimorar o atendimento ao cidadão. 

Durante o encontro, coordenado pelo ouvidor da Prefeitura de Belo Horizonte e presidente da Rede, Gustavo Nassif, foi destacada a trajetória da ouvidoria de Itabirito desde sua criação, em 2019, até a conquista do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, da Associação Mineira de Municípios, e a adesão a iniciativas como o Fala.BR e a Renouv. 

“Ser a primeira Prefeitura a sediar a reunião é motivo de orgulho. Trata-se de um projeto que reúne diversos órgãos de referência compromissados em fomentar o controle e a participação social. Estar em rede, discutindo periodicamente boas práticas implementadas no âmbito das ouvidorias públicas, é uma importante ferramenta para o fortalecimento desse canal“, afirmou a subcontroladora da Ouvidoria de Itabirito, Brunna Varela.

DSC_4796

Troca de experiências e qualificação 

A controladora-geral do município, Daniela Orlandi, enfatizou a importância da adesão à Rede Ouvir como uma oportunidade para trocar experiências entre ouvidorias e buscar qualificação de seus quadros para enfrentar os desafios e melhorar o atendimento à população. “O número de participantes superou as expectativas, o que demonstra que a ouvidoria de Itabirito está no caminho certo em busca da excelência, tornando-se referência na região”. 

Participaram do encontro representantes das ouvidorias do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Prefeitura e Câmara de Belo Horizonte, Prefeituras de Contagem e de Betim, OAB, Cemig, Copasa, Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. 

Rede Ouvir 

A Rede Mineira de Ouvidorias (Rede Ouvir) é uma iniciativa que busca promover a expansão do instituto da ouvidoria em todas as esferas, capacitando os agentes envolvidos e criando uma base tecnológica para otimizar o atendimento aos cidadãos, fortalecendo as ferramentas de transparência e controle social.  

Fonte:

CGM – Itabirito