Governo do Tocantins realiza curso prático sobre procedimentos investigativos no âmbito disciplinar

Com atividades promovidas por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), o curso que se encerrou na última quinta-feira, 17, faz parte de estratégia de formação continuada na área de correição

As atividades promoveram conhecimentos práticos das etapas que compreendem um procedimento investigativo na esfera disciplinar

O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CEG-TO), concluiu na última quinta-feira, 17, o curso “Prática em Análise de Admissibilidade e Persecução de Procedimentos Investigativos na Esfera Disciplinar”.  Com carga horária de 16  horas, cujas atividades iniciaram na quarta-feira, 16, a capacitação foi realizada com instrução pela Corregedoria-Geral do Estado, unidade da CGE Tocantins, voltada para 60 servidores e servidoras do Executivo.

O curso faz parte de ação estratégica de formação continuada na área de correição. Foram contemplados servidores que participaram do primeiro módulo, que ocorreu de 31 de maio a 02 de junho deste ano, sob o título “Juízo de Admissibilidade e Procedimentos Investigativos na Esfera Disciplinar”, e obtiveram pelo menos 75% de cumprimento da carga horária.

Objetivo

As atividades promoveram conhecimentos práticos das etapas que compreendem um procedimento investigativo na esfera disciplinar, a  começar pela recepção de denúncias pelos órgãos, até o tratamento, com a elaboração de peças, demonstração de fluxo e simulação de audiência. Com isso, o objetivo é orientar os agentes públicos de como proceder diante do recebimento de uma denúncia.

O curso teve instrutoria da diretora de Responsabilização de Entes Privados, Tatiane Dias Medeiros, e da presidente da II Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares e Sindicância da Coge, Chirleide Carlos Gurgel. Já a tutoria foi realizada pela diretora de Responsabilização de Agentes Públicos, Taíse da Silva Cunha, e pela servidora da I Comissão Permanente de Procedimentos Administrativos Disciplinares e Sindicância da Coge, Arlene Suelma de Oliveira.

A certificação acontece mediante parceria, pela Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet), administrada pela Secretaria da Administração (Secad).

O curso contemplou servidores e servidoras de várias pastas do Poder Executivo Estadual

Fotos: Taíse Cunha/Governo do Tocantins

Fonte:

CGE-TO