Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Governo do Tocantins lança Prêmio Ouvidoria Destaque 2021-2022
Evento aconteceu por meio de videoconferência em comemoração ao Dia do(a) Ouvidor(a) e contou com representantes das ouvidorias e unidades setoriais do Sistema Estadual de Ouvidoria
O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), realizou nesta quarta-feira, 16, uma live de lançamento do Prêmio Ouvidoria Destaque 2021-2022, como também do Painel de Monitoramento da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE). O evento aconteceu por videoconferência em comemoração ao Dia do(a) Ouvidor(a) e contou com a participação de representantes das ouvidorias e unidades setoriais do Sistema Estadual de Ouvidoria.
O Prêmio tem como objetivo estimular, reconhecer e premiar as unidades setoriais que compõem o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual (Se-OUV) pelas práticas realizadas. “Essa é uma iniciativa que objetiva, principalmente, dar visibilidade às unidades de ouvidoria. Queremos que as ações possam ser conhecidas e compartilhadas com a sociedade e demais órgãos de Governo. Dessa forma, também buscamos melhorar o nosso desempenho institucional na prestação do serviço de escuta à cidadã e ao cidadão tocantinense”, explicou a ouvidora-geral do Estado Arely Soares Carvalho Telles.
Na ocasião, a gestora também apresentou o Painel de Monitoramento da Ouvidoria. A ferramenta reúne manifestações de ouvidoria (elogios, solicitações, sugestões, reclamações e denúncias), além dos pedidos de acesso à informação, recebidos diariamente pelos órgãos e entidades da administração direta e indireta que integram o Se-OUV.
“O painel é uma grande vitrine de como a administração pública estadual está respondendo à sociedade. É uma ferramenta importante para melhorar nossa credibilidade através da transparência ativa, acompanhamento e monitoramento das ações de Governo”, concluiu.
Participação Social
Durante a live, o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, frisou o destaque que a atual gestão do governador Wanderlei Barbosa tem dado ao papel da ouvidoria na construção da democracia participativa. “O controle social e a participação da população nas decisões de governo passam pela atividade desempenhada na ouvidoria. Essa é uma unidade tão importante quanto qualquer outra unidade da gestão, pois trabalha para garantir direitos e contribuir com a efetivação da cidadania”, reforçou.
A interlocutora da ouvidoria da Secretaria da Fazenda, Gláucia Braga, também enfatizou a importância da ouvidoria para que o poder público possa atuar de forma mais assertiva. “As ouvidoras e ouvidores fazem a ponte entre a sociedade e o Estado. Quanto mais nos empenharmos na melhoria desse diálogo, mais vamos executar as políticas públicas de maneira mais eficiente”, pontuou.
Também estiveram presentes no evento o superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) no Tocantins, Ciro Jônatas de Souza Oliveira; e a corregedora-geral do Estado, Simone Pereira Brito.
Participação no Prêmio
As unidades de ouvidoria terão de 16 a 31 de março para enviarem o termo de adesão manifestando o interesse em participar do Edital. O formulário deverá ser encaminhado para o e-mail editalouvidoriato@gmail.com. O edital e demais formulários relativos ao prêmio estão disponíveis no site da Ouvidoria-Geral do Estado através do link https://www.to.gov.br/
As inscrições ao prêmio acontecem no período de 01 a 14 de setembro. Serão avaliadas as iniciativas realizadas no período de 14 de setembro de 2021 a 14 de setembro de 2022.
Painel
No Painel de Monitoramento é possível fazer um acompanhamento detalhado de todas as interações com os usuários dos serviços públicos. A ferramenta apresenta dados como: quantitativo e tipos de manifestações, os canais de entrada, a situação de atendimento das demandas, o tempo médio de resposta, a distribuição por órgão e entidade, dentre outros.
Os dados são oriundos exclusivamente da Plataforma Fala.BR e serão atualizados mensalmente. Para acessar o Painel clique aqui: https://infogram.com/painel-
Fonte:
CGE-TO