Governo do Tocantins celebra 1 ano de TIA Ouvidora: Inteligência Artificial a serviço da transparência pública
Idealizada pela CGE e Ouvidoria‑Geral, em parceria com a ATI, a TIA Ouvidora facilita o diálogo entre o cidadão e a gestão estadual

Antes mesmo de os vídeos realistas gerados por Inteligência Artificial (IA) virarem febre na internet, o Governo do Tocantins já avançava na transformação digital, com foco no aprimoramento da escuta ao cidadão e no fortalecimento da transparência pública.
Um exemplo claro dessa iniciativa é a TIA Ouvidora (Tocantins Inteligência Artificial), projeto idealizado pela Controladoria‑Geral do Estado (CGE/TO), por intermédio do setor Ouvidoria‑Geral (OGE/TO) e em parceria com a Agência da Tecnologia da Informação (ATI/TO). Na quarta‑feira, 25, a ferramenta completou um ano de lançamento oficial e, ao longo desse período, tem proporcionado diversas melhorias para o Sistema Estadual de Ouvidorias.
“O investimento em tecnologia, alinhado ao fortalecimento da transparência e do Controle Social, é um dos compromissos do governador Wanderlei Barbosa, que busca aproximar cada vez mais os cidadãos da Gestão Estadual”, destaca o secretário-chefe da CGE/TO, Murilo Centeno.
A ferramenta pode ser acessada nas páginas iniciais dos sites da CGE‑TO, OGE e ATI, e recebe registros concisos de até 510 caracteres, como elogios, sugestões, reclamações e denúncias, além de pedidos de acesso à informação.
O ouvidor-geral do Estado, Arthur Castro, explica como a Tia Ouvidora facilita o registro das manifestações. “A ferramenta guia o cidadão passo a passo, com uma linguagem clara e acessível, sem a necessidade de falar com um atendente humano. Além disso, funciona 24 horas por dia, o que permite que qualquer pessoa se manifeste no momento que for mais conveniente”, pontua.
1 ano de TIA Ouvidora
Durante seu primeiro ano de funcionamento, a TIA Ouvidora uniu forças ao Sistema Estadual de Ouvidorias, proporcionando agilidade e eficácia no registro de manifestações. Neste ano foram 15,15% a mais no volume de manifestações registradas, destacando o papel social e acessível da ouvidoria.
A ferramenta foi desenvolvida pela ATI e traz resultados positivos para o Governo do Estado e a sociedade. Seu uso intuitivo possibilita o acesso por meio de celular, tablet ou computador. Isso permite que mais pessoas, inclusive com baixa familiaridade com tecnologia, consigam registrar suas manifestações de forma autônoma. Também há compatibilidade com leitores de tela, o que torna a experiência mais inclusiva para pessoas com deficiência visual.
Com altos índices de assertividade nas respostas e o sucesso da ferramenta, o chatbot vem sendo expandido para outros órgãos. Além disso, está sendo discutida a possibilidade de incluir anexos e maior número de caracteres nas manifestações. Tudo isso para tornar a escuta ao cidadão ainda mais ágil e eficiente.
Fonte:
CGE-TO