Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Governo do Estado do Rio de Janeiro institui Sistema de Auditoria que contribuirá para aprimoramento das atividades de controle
O Governo do Estado do Rio De Janeiro, por meio do Decreto nº 48.329, publicado no Diário Oficial em 25 de janeiro de 2023, instituiu o Sistema de Auditoria – SIAUDI-RJ. O referido sistema é uma solução informatizada desenvolvida para otimizar as ações e tornar mais eficazes os processos de auditoria da Controladoria Geral do Estado – CGE e sua interação com as unidades auditadas, como sistema oficial de auditoria do Estado do Rio de Janeiro.
O SIAUDI-RJ é uma importante ferramenta de trabalho para o Sistema de Controle Interno, que tem como finalidade dar suporte ao planejamento e à execução de auditorias, elaboração de produtos de auditoria, comunicar e monitorar recomendações e outros documentos emitidos pelos órgãos de controle interno e externo aos órgãos e entidades.
Através do SIAUDI é possível auferir o desempenho das atividades de controle, promovendo com isso, o aprimoramento e a valorização da gestão de recursos públicos.
Destaca-se que, as capacitações para orientação quanto ao uso do sistema serão priorizadas e contarão com a participação dos auditores da CGE e das Unidades de Controle Interno dos órgãos e entidades.
“O SIAUDI-RJ contribuirá para a tomada de decisão da auditoria, uma vez que possui informações de todas as etapas dos processos auditoria, começando pelos riscos identificados e finalizando no controle das recomendações e seus benefícios financeiros e não financeiros quando implementado pelos órgãos e entidades auditadas”, ressaltou o Controlador-Geral do Estado, Demétrio Farah.
Para Carlos Henrique Sodré Coutinho, Auditor Geral do Estado, “o sistema facilita a mensuração do valor agregado da atuação do controle interno em prol do aumento dos resultados das políticas públicas originado pelo aprimoramento dos controles internos de tais políticas.”