Governo de Sergipe participa do ‘Censo Social’

O Governo de Sergipe, através da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), participou nesta quarta-feira, 19, do Projeto ‘Censo Social’, conduzido pelo Ministério Público de Sergipe (MP/SE). Esta edição do evento, realizado no Colégio Estadual 24 de Outubro, bairro Palestina, teve como objetivos diagnosticar problemas junto à sociedade, envolvendo a comunidade para o exercício da cidadania e fazer com que a população conheça mais de perto o trabalho realizado pelo MP/SE.

 Representando o governador em exercício, Jackson Barreto, o secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves, destaca que o Censo Social é referência para os demais estados brasileiros, uma vez que mobiliza gestores públicos, professores, estudantes e famílias para erradicar a evasão escolar, contribuindo para assegurar a igualdade de oportunidades a todos os sergipanos.

 “Este projeto vem demonstrando significativo papel na construção de um novo amanhã. É louvável a iniciativa do Ministério Público e demais parceiros cujos resultados apontam para um novo tempo de integração das instituições, governos e população, para a solução de problemas sociais, a exemplo da evasão escolar”, afirma o secretário.

 Censo Social

O Censo Social é um projeto decorrente do Censo Educacional onde promotores, técnicos e recenseadores do MP iam aos bairros apenas com a preocupação educacional. Os questionamentos eram: há criança fora da escola? Crianças sem registro de nascimento? Crianças com necessidades especiais? Aos poucos, o Ministério Público passou a constatar que não adiantava somente identificar o problema nessa área, mas também em outras. A partir disso surgiu o ‘Censo Social’.

 Nesta edição do projeto, realizada no bairro Palestina, o censo abrange sete setores e sete microáreas urbanas.  Serão visitadas 1.495 famílias com o auxílio de 170 entrevistadores (alunos da Escola Estadual 24 de Outubro e do Colégio Governador Valadares).

 “Ao detectar um problema na comunidade, nós bateremos à porta do Poder Executivo, seja municipal ou estadual, para que este nos auxilie na resolução. Não queremos judicializar as questões diagnosticadas, mas resolve-las através ajustamento de conduta, sanando, efetivamente, essas dificuldades”, esclarece o Promotor de Justiça e coordenador do Censo Social, Eduardo Barreto D’Ávila.

 Segundo o Procurador-Geral de Justiça, Orlando Rochadel, esta é uma ação conjunta do MP, que conta com o apoio de várias promotorias, a exemplo do meio ambiente, saúde, segurança, entre outras. “É importante ressaltar que este não é um trabalho realizado por amostragem, já que todas as residências serão diagnosticadas. Para isso, contaremos com o apoio de diversas promotorias envolvidas no Censo e também com o apoio de órgãos do Governo Estadual”, frisa.

 Composição da mesa

Participaram da mesa de abertura da solenidade, o secretário-chefe da CGE, Adinelson Alves; o procurador-geral de Justiça, Orlando Rochadel; a Procuradora de Justiça de Brasília, Eunice Carvalhido; a Corregedora Geral, Maria Cristina Foz; a Coordenadora Geral, Anna Christina Brandi; o Secretário Estadual de Educação, Belivaldo Chagas; a Secretária Municipal de Educação, Márcia Valéria; o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Lima; a Secretária Municipal de Saúde, Goretti Reis e o Diretor da Escola 24 de Outubro, Jerônimo de Andrade.

———————————————————————

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato

Texto e Foto: Victor Hugo de Souza Oliveira – ASCOM CGE/SE

E-mail: victorhugo.oliveira@cge.se.gov.br

Site: www.cge.se.gov.br

 

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099