Governador de Mato Grosso empossa 26 novos auditores

Tomaram posse na última quinta-feira (21), 26 novos auditores do Estado de Mato Grosso. Durante a solenidade o governador Silval Barbosa, afirmou que vai fortalecer ainda mais a atuação preventiva e orientativa da Auditoria Geral do Estado (AGE-MT) junto a todas as secretarias estaduais para assegurar a qualidade, a legalidade e a responsabilidade fiscal da gestão dos recursos públicos.

“Queremos uma relação forte da AGE-MT com as secretarias. Precisamos colocar um auditor em cada pasta, inclusive no MT Saúde, a exemplo do que ocorre com a Secretaria Extraordinária Fifa 2014 (Secopa), para orientar os servidores, acompanhar todos os processos e contribuir fundamentalmente pelo zelo dos recursos públicos para não incorrermos em erros, notificações ou processos jurídicos”, disse o governador.

Ele destacou que sua gestão tem procurado fortalecer o controle interno do Poder Executivo e que outros avanços serão promovidos em prol da melhoria da prestação dos serviços públicos. “Quando assumimos, tinham 32 auditores; chegamos a completar o quadro com 71 e agora temos 68. Precisamos muito de vocês (novos auditores) porque todo o nosso trabalho tem a finalidade maior de proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas. E cada servido, em cada área, tem a sua contribuição”, afirmou.

O secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, destacou que o fortalecimento do controle interno começou na gestão anterior e foi intensificado no governo de Silval Barbosa, com expressivo número de nomeações e transformação da AGE em Controladoria ao passar a responder pelas áreas de ouvidoria, auditoria, controle e corregedoria.

“Um dos primeiros atos do governador Silval Barbosa foi ampliar o quadro de auditores e, de um concurso (realizado em 2010) que tinha a previsão de apenas 15 vagas, permitiu a nomeação de 57 novos auditores. As nomeações feitas por esses dois últimos governos superam em três vezes as demais nomeações realizadas em toda a história da AGE”, destacou o secretário-auditor.

José Alves salientou que os investimentos não pararam por aí. “Tivemos considerável melhoria na estrutura e no instrumental de trabalho. Os investimentos em tecnologia permitiram a implantação de um sistema informatizado de auditoria e o desenvolvimento do Observatório da Despesa Pública, que consiste em um mecanismo de mineração e cruzamento de dados que permitirá uma atuação mais preventiva, direcionada e com maior alcance. A carreira de auditor também obteve valorização remuneratória e investimento pesado em aperfeiçoamento”, disse.

O secretário-auditor ressaltou que o desafio aos novos auditores é manter a credibilidade adquirida pela instituição e elevar ainda mais o seu nível de atuação. “O que se espera é uma atuação forte no gerenciamento de riscos e na prevenção a erros, falhas e possibilidades de desvios. E mesmo devendo agir com imparcialidade, não poderão afastar-se do papel orientativo que é próprio do auditor interno”, observou.

A solenidade teve a participação de diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado de Mato Grosso e da União, além de familiares dos empossados.

————————————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato
Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099

Texto: Ligiani Silveira – ASCOM AGE-MT

E-mail: ligianiaraujo@auditoria.mt.gov.br

Telefone: (65) 3613-4017 e 9664-5208

Crédito da foto: Josi Pettengill / Secom-MT

Site: www.auditoria.mt.gov.br