Governador de Alagoas recebe membros do Conaci no palácio

Controladores Internos de diversos Estados e do Distrito Federal participaram da 6ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (RTC), realizada nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/03), no Hotel Meridiano, em Maceió (AL).  O evento, que contou com a presença de representantes de 27 órgãos e convidados, teve como objetivo debater questões relativas aos avanços do controle interno, tratar assuntos administrativos do Conselho e apresentar ações na área de transparência e monitoramento de gastos públicos.

 

 

 

 

 

Encontro com o Governador

SApós 1ª etapa de reunião, os membros do Conaci seguiram para o Museu Palácio Floriano Peixoto, no Centro, onde foram recebidos pelo governador do Estado, Teotônio Vilela Filho. Na oportunidade, o gestor falou da importância do controle interno para o desenvolvimento do Estado e convidou os membros do conselho para um almoço. “Todo gestor tem ansiedade para ver resultados e os controladores possuem a função de fiscalizar e monitorar para que as ações ocorram da forma correta e no período previsto. São trabalhos que beneficiam os brasileiros e para nós que prezamos a transparência é muito importante recebê-los”, disse.

Em nome dos controladores, a presidente do Conaci e secretária de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, Angela Silvares, afirmou que a reunião também foi importante para conhecer as ações do Estado. “Alagoas sempre nos recepciona bem e faz parte justamente de uma gestão comprometida com metas e resultados, e o programa “Alagoas Tem Pressa”, que conhecemos durante a reunião, é um exemplo disto”.

Alagoas Tem Pressa

O exemplo de Alagoas em busca de melhorias nos indicadores socioeconômicos do Estado foi um dos temas abordados durante a reunião pela secretária adjunta de modernização e controle de metas da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico do Estado de Alagoas, Poliana Santana.

Em sua participação, a secretária adjunta apresentou aos participantes, o programa pelo qual as secretarias do governo de Alagoas têm trabalhado em conjunto e em torno de projetos estruturantes, visando impulsionar programas sociais de médio e curto prazo, atrair investimentos e fomentar o crescimento do Estado, sempre com a participação efetiva do controle interno no acompanhamento e no monitoramento das metas.

Brasil Transparente

Durante a reunião, o secretário de Prevenção da Corrupção e Informações estratégicas da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio Seabra,  falou sobre a estrutura e funcionamento do órgão de controle nacional e o programa Brasil Transparente que possui o objetivo de incentivar a Lei de Acesso no país.

De acordo com Cláudia Taya, diretora de Prevenção da Corrupção da CGU, as ações preveem capacitações presenciais e virtuais de agentes públicos, a disponibilização das cartilhas sobre a Lei de Acesso e a criação de fóruns para troca de informações.

Sala de monitoramento

As últimas atividades previstas na programação ocorreram na Seplande, Centro, onde os membros do Conaci conheceram a sala de monitoramento do programa “Alagoas Tem Pressa” e tiveram a oportunidade de acompanhar a explanação do coordenador de gerenciamento financeiro do Banco Mundial, Joseph Kizito. Ele falou das possibilidades do Banco Mundial em fortalecer os órgãos de controle interno brasileiro por meio de modernização de metodologias de auditoria interna e externa, facilitar trocas de experiências e fornecer investimentos.

A próxima reunião acontece no Espírito Santo, em 27 de junho.

————————————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099
Texto:  ASCOM-CGE-AL 
Foto: Marina Ferro