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Goiás: Sistema de Gestão de Ouvidoria registra quase 21 mil atendimentos no 1º semestre
O Sistema de Gestão de Ouvidoria, coordenado pela Ouvidoria Geral da Controladoria Geral do Estado de Goiás, contabilizou 20.966 manifestações da população no primeiro semestre deste ano. Os dados divulgados pela Superintendência da Ouvidoria Geral mostram também que, do total de atendimentos, 19.718 já foram finalizados e outros 1.248 estão em andamento. Somente no mês de junho, foram registrados 3.107 atendimentos ao público. Grande parte das demandas da sociedade, feitas presencialmente ou por meio dos telefones 162 e 0800 621513, são respondidas e/ou solucionadas de imediato. Outras se transformam em processos que são protocolados no sistema e encaminhados aos órgãos/entidades do Governo para oferta de respostas aos manifestantes.
No primeiro semestre foram 4.518 reclamações, 2.640 denúncias, 453 sugestões, 1.280 pedidos de informações diversas, 1.184 requerimentos de dados com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) e 1.914 elogios, totalizando 11.989 processos protocolizados. Com relação aos pedidos de dados com base na LAI, dos 1.184 registrados no semestre, 1.101 já foram respondidos e finalizados e outros 83 estão em andamento com observância dos prazos para oferta das respostas. Nos primeiros seis meses do ano, o tempo médio para as respostas ficou em 12 dias, quando a LAi estabelece 20 dias e prorrogação por mais dez quando necessário.
Órgãos e temas
O maior número de demandas dos cidadãos no período foi para os seguintes órgãos: Secretaria de Gestão e Planejamento, Departamento Estadual de Trânsito, Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Secretaria da Educação e Cultura e Universidade Estadual de Goiás. Os temas mais recorrentes no semestre foram assuntos de servidor público (plano Ipasgo, empréstimos consignados e questões salariais), conduta do servidor público (elogios, despreparo do servidor e descumprimento de norma) e bem público/serviço público (processos/procedimentos, dificuldade de acesso e outras questões).
Todos os cidadãos interessados podem falar com o governo do Estado por meio da Ouvidoria. Os canais disponíveis são os telefones 162 e 0800 621513; o site da Controladoria www.cge.go.gov.br; o e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br; os portais dos órgãos/entidades do Governo Estadual que disponibilizam o link da Ouvidoria; por meio de carta; pelo aplicativo para smartphone Vapt Vupt Virtual e também na Ouvidoria Digital, baixando o Aplicativo (APP) no Google Play – Android, digitando CGEGO. Finalmente, por meio do atendimento presencial em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior.
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Informações para a imprensa:
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