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Goiás: Ouvidoria registra mais de 15 mil demandas da população no 1º trimestre do ano
O Sistema de Gestão de Ouvidoria, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado, contabilizou no período de janeiro a março deste ano um total de 15.781 manifestações da população. São reclamações, denúncias, sugestões, pedidos gerais de informação, requerimentos de dados pela Lei de Acesso à Informação e elogios. Somente no mês de março, foram registradas 5.084 demandas, das quais 4.371 já finalizadas e outras 713 em andamento. Grande parte das manifestações são resolvidas de imediato, por meio do call center (telefone). As demais, que exigem análise mais aprofundada e diligências para embasar o atendimento, são transformadas em processos registrados no Sistema de Ouvidoria.
No mês de março, os temas mais recorrentes foram relacionados a serviços (dificuldade de agendamento de consultas no Ipasgo e cadastro de usuário); bem público/serviço público (dificuldade de acesso a dados, erro na prestação de serviços e processos/procedimentos demorados) e assuntos de servidor público (questões salariais, empréstimo consignado e gestão de pessoas). O maior número de demandas recaiu sobre o Ipasgo, Agetop, Secretaria da Educação, Secretaria de Gestão e Planejamento, Secretaria da Fazenda, Detran e Junta Comercial. Das manifestações registradas no sistema, 1.188 foram algum tipo de queixa/reclamação; 468 denúncias; 292 pedidos de informações; 358 requerimentos LAI e 38 elogios.
Lei de Acesso
No mês de março foram registrados 358 requerimentos de dados com base na Lei de Acesso à Informação. Desse número, 241 foram tratados e respondidos ao longo do próprio mês e outros 177 seguem em aberto, com observância do prazo legal para oferta das respostas. Em relação aos pedidos LAI, os temas mais recorrentes foram sobre questões salariais, dificuldade de acesso a dados públicos e orientação tributária/serviços diversos. Os órgãos mais demandados em relação à LAI foram Secretaria da Fazenda, Secretaria da Educação, Secretaria de Gestão e Planejamento, Agetop e Detran.
Todos os cidadãos podem dialogar com o Governo Estadual por meio das Ouvidorias, que são canais de interlocução da população com o poder público. Os canais disponíveis são: Serviço de Atendimento Presencial ao Usuário, em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior; pelo call center (telefones 162 e 0800 621513); pelo site da Controladoria Geral do Estado www.cge.go.gov.br; e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br; pelos portais dos órgãos/entidades do Governo Estadual no link Ouvidoria e por meio de carta.
Informações para a imprensa:
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