Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Goiás: Em 2016, mais de 37 mil cidadãos utilizaram serviços de Ouvidoria
O Sistema de Gestão de Ouvidoria, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado, contabilizou o atendimento de 37.076 cidadãos ao longo de 2016, uma média de 3.089 manifestações por mês, aponta o relatório da Superintendência de Ouvidoria-Geral da CGE. As demandas são as mais diversas, distribuídas em denúncias, sugestões, reclamações, elogios e pedidos de informações com base na Lei de Acesso à Informação. Conforme o secretário-chefe da CGE, Adauto Barbosa Junior, os dados indicam que as pessoas confiam no atendimento de suas demandas e utilizam cada vez mais essa ferramenta de interlocução com o Governo Estadual.
Ao longo do ano, 15.893 atendimentos foram resolvidos de forma imediata, por meio de call center (162 e 0800621513), ou seja, os cidadãos receberam respostas no momento em que fizeram a ligação para a Ouvidoria. Outras 21.181 manifestações foram registradas no Sistema, para oferta de respostas posteriormente, por serem temas que exigem busca de dados, realização de diligências e apuração das informações. As demandas registradas no Sistema de Ouvidoria em 2016 ficaram assim distribuídas: 8.191 reclamações; 5.097 denúncias; 389 sugestões; 2.336 pedidos gerais de informações; 516 elogios e 4.652 requerimentos de dados com base na Lei de Acesso.
Os órgãos do Estado mais demandados em 2016 foram Ipasgo, Secretaria de Gestão e Planejamento, Detran, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Secretaria da Educação e Universidade Estadual de Goiás. Os serviços mais frequentes foram plano de saúde Ipasgo, empréstimo consignado, concursos/meritocracia, processos/procedimentos, dificuldades de acesso a bens públicos, multas de trânsito e habilitação de motoristas.
Lei de acesso
Do total de requerimentos de dados com base na LAI registrados neste ano, 4.514 foram respondidos e apenas 138 estão em andamento, com observância dos prazos legais para oferta das respostas. Vale ressaltar que em 2016, o tempo médio para entrega das respostas foi de 13 dias, portanto, menos que o prazo legal de 20 dias. Pesquisa de satisfação realizada pelo próprio sistema aponta que, no cômputo geral em 2016, 62% dos usuários se mostram muito satisfeitos e satisfeitos com a qualidade do serviço prestado pela Ouvidoria. Outros 73% se mostram muito satisfeitos e satisfeitos quando a questão é cortesia e preparo do atendente. Já 66% estão muito satisfeitos e satisfeitos no quesito tempo levado para oferta das respostas.
Todos os cidadãos interessados podem dialogar com o Governo do Estado por meio da Ouvidoria-Geral. Os canais disponíveis são: Serviço de Atendimento Presencial ao Usuário, em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior; pelos telefones 162 e 0800 621513; pelo site da Controladoria Geral do Estado www.cge.go.gov.br; e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br; pelos portais dos órgãos/entidades do Governo Estadual que disponibilizam o link da Ouvidoria; por meio de carta; pelo aplicativo para smartphone Vapt Vupt Virtual e também na Ouvidoria Digital, baixando o Aplicativo (APP) no Google Play – Android, digitando CGEGO.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da CGE-GO
Telefone: (62) 3201-5372
E-mail: paulo-ll@cge.go.gov.br
Site: www.cge.go.gov.br
Mais informações sobre o Conaci:
(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547