Goiás: CGE terá Ouvidoria Digital para acesso por celular e tablet

A Controladoria Geral do Estado está ultimando os preparativos para disponibilizar para os cidadãos mais uma ferramenta que ampliará os canais de interlocução da sociedade com o governo estadual. Trata-se do aplicativo (APP) para dispositivos móveis (tablets e telefones celulares conectados à internet) para acessar a Ouvidoria Geral do Estado, para fazer sugestões, reclamações, críticas, elogios, denúncias e pedir informações diversas, além de apresentar requerimento de dados com base na Lei de Acesso à Informação.

A versão preliminar da nova ferramenta foi apresentada aos integrantes do Conselho de Transparência Pública durante reunião realizada na quarta-feira (5/11) no Palácio de Prata, na Praça Tamandaré. O superintendente da Ouvidoria Geral, Gustavo Franco, explicou que essa nova modalidade de serviço vai completar as múltiplas formas pelas quais as pessoas podem falar com o Governo, aumentando a transparência da gestão pública, fomentando o controle social e melhorando a relação do poder público com a sociedade. Inicialmente, o aplicativo poderá ser utilizado na plataforma Android, mas os técnicos da CGE já trabalham no desenvolvimento da versão IOS.

A novidade do novo sistema é que as pessoas podem também enviar fotos e filmes e, após o envio da manifestação, é gerado um protocolo para acompanhamento em tempo real pelo interessado. Além da Ouvidoria Digital, a CGE mantém os canais telefônicos (0800 62 1513 e 162); e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br, o site www.cge.go.gov.br;  nos portais dos órgãos/entidades do Governo Estadual que disponibilizam o link Ouvidoria; por meio de carta; pelo aplicativo para smartphone Vapt Vupt Virtual e presencialmente em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior.

Outros temas

Durante a reunião do Conselho de Transparência, coordenada pelo sub-chefe da Controladoria, André da Silva Goes, foram debatidos temas relacionados à melhoria da transparência dos atos governamentais. A CGE fez apresentação dos novos relatórios de dados inseridos no Portal da Transparência do Governo de Goiás, cujos conteúdos são mais completos e permitem maior usabilidade pelos usuários. Já estão disponíveis os relatórios de Despesas Governamentais, Empenhos e Pagamentos, Licitações e Execução Orçamentária. Outros dois painéis (pagamento de pessoal e receitas) estão em fase de construção. As mudanças atendem às orientações da ONG Contas Abertas que avalia os índices de transparência dos governos pela análise dos portais de transparência.

Houve também discussões sobre a criação do Fiscal Voluntário, medida que deverá ser implementada no próximo ano. São pessoas da sociedade que, voluntariamente, se dispõem a acompanhar uma obra pública, ou projeto ou programa, verificando a execução das ações e as despesas realizadas, mais uma forma de controle social do poder público. Outra questão debatida é relacionada à transparência na ordem dos pagamentos de precatórios pelo Estado, uma questão de interesse público e que precisa ser apresentada de forma clara à população. A próxima reunião do Conselho de Transparência, a última deste ano, será realizada no dia 10 de dezembro.

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