Goiás: Avança implementação da metodologia de mapeamento de riscos de corrupção

A Controladoria Geral do Estado de Goiás, em parceria com os órgãos/entidades da administração estadual, acelera a implementação da metodologia de mapeamento de risco de corrupção nos processos organizacionais e de serviços das respectivas unidades administrativas do Governo. A ferramenta, de caráter eminentemente preventivo, é capaz de identificar e mitigar riscos institucionais na tomada de decisão, contribuindo para o aprimoramento das práticas de gestão e ampliando a transparência das ações governamentais.

Entre as últimas ações realizadas pela Controladoria estão os cursos de capacitação realizados até o mês de junho, culminando com o treinamento de 54 servidores dos diversos órgãos governamentais. A CGE também apoiou as equipes dos órgãos na tarefa de identificar seus respectivos processos. Ao todo, foram mapeados 834 processos, dos quais 128 analisados e concluídos com Indicador de Risco de Corrupção (IRC) identificado em 36 unidades administrativas do Governo. Os demais processos ainda passam por análise e avaliação para serem classificados quanto ao IRC.

A importância da metodologia consiste justamente na possibilidade de identificar e mitigar riscos de corrupção, propondo a correção de procedimentos e conceitos, evitando que, mesmo involuntariamente, ocorram desvios ou erros que possam ser caracterizados como atos de corrupção. A Controladoria, além de capacitar os servidores para aplicação da metodologia, apoia e acompanha o mapeamento realizado em cada órgão/entidade. Também elabora relatórios que são encaminhados ao chefe do Poder Executivo, indicando os resultados alcançados. O mapeamento de risco de corrupção é regulamentado pelo Decreto nº 7.905, de 11 de junho de 2013.

————————————-——————

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-GO

Telefone: (62) 3201-5372

E-mail: paulo-ll@cge.go.gov.br

Site: www.cge.go.gov.br