Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Gestor da Controladoria destaca importância do debate conjunto dos órgãos de controle na 32ª Reunião Nacional da categoria
A representatividade da CGE no evento contribui para o fortalecimento dos mecanismos de controle da gestão pública estadual.
O aprimoramento do Controle Interno do Brasil foi o tema central das discussões da 32ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), com a sigla RTC, que aconteceu na última sexta-feira, 27, na cidade de Fortaleza (CE). A Controladoria-Geral do Estado (CGE), através do seu gestor, Senivan Almeida de Arruda, foi um dos 50 órgãos de controle de todo o país que estiveram representados no evento. Também participou a assessora jurídica do órgão, Ana Paula Fernandes Lima.
A representatividade do Governo do Tocantins na reunião fortalece os mecanismos de controle do gasto público, como destaca o secretário-chefe da CGE. “A oportunidade de debatermos coletivamente promove o intercâmbio de informações, a troca de experiências e a construção de estratégias conjuntas em favor da eficácia e da eficiência na aplicação do dinheiro público”, reforça o gestor.
“A RTC é o momento do encontro presencial dos membros, em que são apresentadas ações práticas, projetos, cases de sucesso de membros e parceiros do Conaci para conhecimento e compartilhamento, bem como são deliberadas matérias de interesse comum do Conselho e dos membros”, comenta o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz.
Gestão x Controle
Durante a reunião, foi proposta uma campanha de sensibilização aos gestores brasileiros, referente à percepção das atividades de controle interno, intitulada: “Não Existe Gestão sem Controle”. O objetivo, como informa o Conaci, é conscientizar os representantes dos municípios sobre a importância de um controle independente, com autonomia para apontar irregularidades e propor soluções. Nessa perspectiva, o Conselho propõe levar informações e soluções com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), para todos os órgãos de controle interno do país.
XV Encontro Nacional do Conaci
A pauta da 32ª reunião somou-se ao XV Encontro Nacional de Controle Interno, também realizado na capital cearense, nos dias 25 e 26, com o tema “O Controle Interno como Instrumento de Aperfeiçoamento da Governança Pública”, do qual também participaram o gestor da CGE e a assessora jurídica do órgão. (Com informações da Ascom Conaci)
Fotos: Comunicação Conaci/Divulgação
Fonte:
Assessoria de Comunicação
ascom@controladoria.to.gov.br
www.cge.to.gov.br
63 3218-2434 / 63 98416-9057