Gestão e informatização são discutidas em evento nacional com participação da CGE-MS

A CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) esteve presente no 1º Workshop – Construir Inteligência Gestora pelas Análises de Dados e apresentou algumas das ações que a pasta vem desenvolvendo.

O evento, realizado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), acontece nos dias 10 e 11 de maio, no auditório do Bioparque Pantanal, e tem a finalidade de promover articulação entre as secretarias de governo e outras secretarias para troca de experiências, visando o desenvolvimento dos Centros de Inteligência Estaduais, fortalecimento da gestão estadual do SUS e a articulação das Redes de Centros de Inteligência Estaduais.

Nesta quinta-feira (11), na exposição da terceira mesa de debates, denominada “A inteligência de dados para a qualificação dos serviços públicos”, o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, ocupou o uso da fala e destacou três eixos de atuação da pasta na qual atua:

  • Portal da Transparência – Uma das prioridades do governador Eduardo Riedel, que tem a transparência como um dos pilares de sua gestão, está sendo reestruturado para melhorar e facilitar a navegação por informações utilizando-se de uma linguagem mais didática e de fácil compreensão, com o intuito de estar em constante aprimoramento para atender tanto às necessidades legais quanto à sociedade de forma mais humanizada;
  • Acompanhamento da execução orçamentária do PPA (Plano Plurianual) – é um projeto de lei que define as prioridades do Governo de Mato Grosso do Sul por quatro anos. A CGE-MS é um dos nove integrantes que compõe o Grupo de Trabalho Multidisciplinar e Interinstitucional encarregado de propor normas e procedimentos para elaboração do mesmo no período de 2024 a 2027. Diariamente são feitas a extração e a análise automatizada dos dados do PPA e enviadas por e-mail para as áreas responsáveis;
  • Robô Arauto – software de automatização de processos desenvolvido com foco gerencial e de auditoria, criado pela CGE-MS, tendo a finalidade de apoiar a gestão, agilizar as tarefas e aumentar a produtividade dos auditores trazendo agilidade, confiabilidade, transparência e segurança nos serviços prestados pela instituição.

Em cada ponto Carlos Girão detalhou e explicou ao público a atuação da Controladoria-Geral nas instituições e a importância da informatização para o dia a dia das atividades.

“Há um grande movimento de promoção à governança e nós enquanto gestores temos que garantir ao governador que seu plano de governo está sendo executado. Precisamos contribuir para a melhoria da gestão e percebo que, todos nós aqui, temos este entendimento comungado: de que a informação precisa ser de qualidade para que possamos tomar decisões eficientes, eficazes e aceitáveis dentro de cada realidade. Necessitamos saber o que exatamente queremos para decidir para onde vamos”, afirmou o controlador-geral.

Ainda participaram do painel a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, em que expôs os avanços e as ações que vêm sendo executadas pela autarquia. Entre elas, o projeto Quati, o projeto de automação de peças processuais na saúde e a normatização das atividades executadas tanto pela instituição quanto pelo Poder Executivo.

E também o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira (representando a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) que ressaltou sobre os contratos de gestão focados em trazer resultados efetivos e a relevância de se tomar decisões a partir das informações existentes. “O grande poder da governança é ter critérios para dizer não na gestão pública porque demandas não faltam. Isso só é possível medindo os resultados das ações e tendo controle necessário do que está sendo feito”, admitiu.

Prestigiaram as apresentações a controladora-geral adjunta, Marina Hiraoka Gaidarji; o auditor do Estado e chefe da Asti, Leandro Silveira dos Santos; os gestores da SES, Maurício Simões Corrêa (secretário de Estado) e Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves (secretária-adjunta); entre outras autoridades.

1º Workshop

Ontem, durante a abertura do evento, o governador Eduardo Riedel assinou o 1º Termo de Cooperação Técnica entre a SES/MS e o IBGE, inédito no País. O objetivo é o repasse de informações e dados da instituição para ajudar nos trabalhos realizados na saúde pública de Mato Grosso do Sul.

Riedel destacou que sua gestão segue os conceitos de Estado próspero, inclusivo para ninguém ficar de fora, verde com desenvolvimento sustentável e digital. “A saúde faz parte deste planejamento, por isso a informação rápida, precisa e acessível é fundamental”, disse na ocasião.

“Este convênio com o IBGE permite que o nosso agente de saúde utilize no seu aplicativo informações reais da instituição, mapeando todas as necessidades seja de saúde ou assistência social, onde vamos trocar informações entre as nossas secretarias”, afirmou o secretário da SES.

“Iniciativas como esta são importantes para que possamos parar e discutir formas de transformar a grande quantidade de dados que nós temos, em informações úteis, para que os gestores possam tomar decisões assertivas nas políticas públicas que lhe cabem. Então, este tipo de discussão que propicia construção de indicadores, metas mais aderentes às ações de governo, são sempre salutares e a gente espera como órgão de controle e componente do eixo de governança contribuir com nossas iniciativas para a promoção do Estado”, revelou o controlador-geral.

Dentre os presentes estiveram o secretário de Saúde, Maurício Simões; o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes; o presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Fábio Baccheretti; o secretário-executivo do Conass, Jurandir Frutuoso; o consultor nacional de Análise de Situação em Saúde na Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Juan Cortez, , entre outras autoridades.

Fonte:

Karla Tatiane, CGE-MS
Fotos: Divulgação