Gestão de riscos nas contratações públicas é tema de reunião entre servidores

Durante o encontro foram apresentadas ferramentas e materiais que servirão de subsídio para o atendimento das demandas relativas às contratações.

Na última sexta-feira (5), a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) – através da Diretoria de Governança e Compliance (DGC) e da Gestão do Sistema de Controle Interno (UGSCI) -, realizou reunião com servidores que atuam nas Unidades Setoriais e Seccionais de Controle Interno (USCI) para tratar sobre gestão de riscos nas contratações públicas.

Na oportunidade, foram disponibilizadas orientações sobre a formatação dos documentos a serem elaborados pelos órgãos e entidades estaduais durante os processos de contratação, conforme disposto no Decreto Estadual n. 15.941, de 26 de maio de 2022, e na Resolução CGE-MS n. 102, de 12 de abril de 2024.

“A realização de reuniões técnicas e capacitações sobre gestão de riscos são oportunidades para o desenvolvimento contínuo dos servidores que atuam nas USCI, fortalecendo suas habilidades e conhecimentos, além de criar bases sólidas para a realização de contratações mais eficientes, transparentes e alinhadas com as melhores práticas e legislações atuais”, explicou a chefe da UGSCI, Monique Silveira Souza.

Para o chefe da Unidade de Gestão de Riscos (UGR), Vinícius Almeida, esse tipo de iniciativa favorece a celeridade no desenvolvimento das atividades. “A reunião foi importante para explicar as principais regras e a ferramenta adotada para o gerenciamento de riscos das contratações, principalmente para a elaboração do mapa de riscos do metaprocesso de contratação, cujo prazo se encerra no dia 15 de agosto”, alertou.

Os materiais elaborados pela CGE-MS que servirão de subsídio para o atendimento das demandas relativas às contratações também foram apresentados durante a reunião. “O público demonstrou interesse durante a apresentação. A atenção foi visível desde o início, com muitas perguntas e interações ao longo do trabalho. Ficou claro que o conteúdo apresentado era relevante para os participantes”, contou a auditora do Estado, Amanda Leão.

Fonte:

Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS

Foto: Gutemberg Onime