Gestão de Riscos e Integridade são temas de curso ministrado por servidores da CGE-MS

A iniciativa faz parte do processo de implementação do compliance no Estado de Mato Grosso do Sul.

Na segunda-feira (10), a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), por meio da Diretoria-Geral de Governança e Compliance (DGC), iniciou a ministração do curso Gestão de Riscos e Introdução à Estruturação do Plano de Integridade Pública. A iniciativa visa capacitar servidores para auxiliar na implementação e monitoramento do gerenciamento de riscos e do plano de integridade em seus respectivos órgãos de atuação.

De acordo com o diretor-geral de governança e compliance da CGE-MS, Everson Leite Cordeiro, a iniciativa visa contribuir com a melhoria nos resultados das entregas dos serviços públicos para os cidadãos e, também, com a promoção de ambientes éticos de trabalho. Para ele, a partir desses mecanismos é possível estimular processos mais eficazes e eficientes.

“Em 2024 a DGC realizou toda a estruturação a partir de um projeto piloto. Este ano intensificamos a implementação do compliance no Estado. É importante mencionar que os dois pilares do compliance, que são a integridade e a gestão de riscos, são os temas centrais do curso, que tem o objetivo de treinar material humano para aplicar a técnica e a metodologia nos órgãos e entidades”, explicou.

Com duração de 20 horas, o curso será ofertado até a próxima sexta-feira (14). Além de auditores do Estado lotados na Controladoria, participam da iniciativa servidores que atuam nas Unidades Setoriais e Seccionais de Controle Interno (USCI’s) da Secretaria de Estado de Administração (SAD); Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz); Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc); Policia Militar (PM); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro); Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Fundect); Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul); e Fundação Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul (Funsau).

“Estamos aqui para aprimorar os nossos conhecimentos e, por conseguinte, contribuir com os órgãos do Estado de maneira a trazermos resultados para a gestão e para o Mato Grosso do Sul”, destacou a auditora do Estado e chefe da USCI na Sefaz, Simone Corrêa.

O fortalecimento das boas práticas de governança e a implantação do compliance na esfera do Poder Executivo Estadual de Mato Grosso do Sul contribuem com o desenvolvimento das atividades de maneira alinhada às regulamentações vigentes. Isso porque através de mecanismos de controle é possível identificar, gerir e reduzir riscos, o que promove a prevenção de fraudes e corrupção.

“Temos vários trabalhos que estão relacionados com a temática deste curso. Inclusive, estamos implementando um sistema de gestão estratégica e governança e, portanto, compliance e gestão de riscos são amplamente aderentes ao nosso objetivo institucional”, compartilhou o chefe da 3ª seção de Estado-Maior da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Kirly Douglas.

Fonte:

Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Thaís Firmino

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.