Fortaleza adere ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial
CGM Fortaleza firma compromisso com a ética e boas práticas em parceria com fornecedor es e prestadores de serviços

A Prefeitura de Fortaleza deu um passo significativo em direção à promoção da ética e da integridade ao aderir ao “Pacto Brasil pela Integridade Empresarial”, uma iniciativa liderada pela Controladoria Geral da União (CGU). O termo de adesão foi oficialmente assinado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM), em evento realizado nesta quinta-feira (3/4), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Para a secretária-chefe da CGM, Silvia Correia, a adesão de Fortaleza ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial intensifica o compromisso do Município com práticas éticas nas relações com seus fornecedores e prestadores de serviços. “Ao aderir a esse movimento, a Prefeitura de Fortaleza fortalece sua posição de liderança ao incentivar e sustentar a integridade e a ética, não só dentro da administração pública, mas também no âmbito das empresas locais”, destacou a gestora.
Segundo ela, a participação do Município também incentiva ativamente a adesão de fornecedores e empresas que prestam serviços para o setor público e fortalece a imagem da Prefeitura e da CGM, que terão seus nomes publicados no site do “Pacto Brasil”, proporcionando o reconhecimento nacional. Também assinaram o termo o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), a Fiec, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
De acordo com o superintendente da Controladoria Regional da União no Ceará (CGU – Ceará), Luiz Fernando Menescal, a iniciativa marca o fortalecimento da integridade pública e privada no Ceará com a adesão de Fortaleza ao Pacto Brasil. “Essa iniciativa é crucial para promover debates e reflexões sobre a relação público-privada, principalmente envolvendo o setor empresarial que mais interage com o poder público. Com o apoio de entidades, esperamos criar um movimento robusto e adesão em massa. Este compromisso para com a integridade certamente fortalecerá as relações com os fornecedores e prestadores de serviço da região, colocando-nos na linha de frente dessa iniciativa no Brasil”, disse Menescal.
O secretário de Integridade Privada da Controladoria Geral da União (CGU), Marcelo Viana, ressaltou como este apoio institucional de Fortaleza pode impulsionar a implementação da integridade entre as empresas que prestam serviços à administração pública. “O Pacto Brasil é uma chamada para empresas de todos os portes a firmarem um compromisso público com padrões éticos. A Controladoria do Município atua como um parceiro estratégico, promovendo essa adesão entre fornecedores e empresas reguladas em Fortaleza, fortalecendo os negócios locais e beneficiando o município”.
Saiba mais
O “Pacto Brasil pela Integridade Empresarial” visa estimular empresas em todo o país a assumirem, voluntariamente, o compromisso público com práticas íntegras. A participação se dá pela assinatura de um termo de adesão e pela realização de uma autoavaliação por meio de um sistema desenvolvido pela CGU. Este procedimento ajuda as empresas a identificar e aprimorar continuamente medidas de integridade, promovendo um ambiente organizacional ético e sustentável.
Fonte:
CGM Fortaleza