Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Evento sobre Compliance reúne nomes do setor público e privado em Niterói
Na manhã da terça-feira (23), a Controladoria Geral de Niterói (CGM) e a Procuradoria Geral do Município (PGM) realizaram um evento sobre Integridade e Compliance, no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL). Com a presença de secretários municipais e presidente de autarquias do Município, além de convidados do setor privado, o objetivo do encontro foi sensibilizar empresas e organizações sociais sobre a importância das práticas de integridade e sobre as perspectivas de resultados positivos com a adoção de normas neste sentido. Além disso, o evento também teve como finalidade fomentar a implementação de políticas antissuborno e de compliance.
“Desde 2013, Niterói vem realizando um esforço imenso de modernização da gestão. Temos recebido visitas de outras prefeituras para conhecer nosso trabalho que oferece boa fluidez e qualidade através política de compliance e integridade”, comentou o prefeito de Niterói, Axel Grael.
“Não há compliance sem o comprometimento da alta gestão. Não estaríamos aqui hoje se não houvesse interesse da Prefeitura, primeiro em criar o programa Previne Niterói e agora em dar continuidade a ele”, afirma a controladora.
Para Samir Nehme, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ), iniciativas como essa, que visam fortalecer o controle e a integridade dos processos, devem ser apoiadas.
“A classe contábil atua justamente na obtenção da conformidade com leis e no atendimento aos normativos dos órgãos reguladores. Por isso somos parceiros da Controladoria Geral do município de Niterói”, afirma.
Durante o encontro também foi apresentada a Lei Municipal nº 3.466/2020, que trata da política de promoção de Integridade e Compliance em Niterói, e do decreto que regulamenta o programa de integridade no âmbito de empresas e Organizações Sociais que vierem a prestar serviços para o Município.
Além do prefeito e da controladora-geral de Niterói, estavam no evento a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti; o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira; o secretário municipal de Clima, Luciano Paez; o secretário municipal de Administração, Luiz Vieira; o secretário municipal de Educação, Lincoln Araújo; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luís Paulino; o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão; o presidente da Clin, Luiz Fróes; e a diretora de Planejamento de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Viária da NitTrans, Amanda Machado.
CGM-Niterói