Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Evento nacional discutirá combate à corrupção e terá palestra do controlador-Geral de MS
A 2ª Etapa do PNPC será transmitida gratuitamente pelo canal do Tribunal de Contas da União e está com inscrições abertas
O controlador-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão de Arruda, será um dos palestrantes da “2ª Etapa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)” realizada na próxima quarta-feira (15.6), das 10h às 12h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal de vídeos, do Tribunal de Contas da União (TCU).
O evento tem o objetivo de enfatizar a importância da gestão da ética e da integridade para a efetiva prevenção à corrupção, destacando pontos como conscientização do tema organização; código e comissão de ética; conflito de interesses; recebimento de presentes; participação em eventos; controle de variação patrimonial; e estruturas organizacionais dedicadas a atividades de controle interno.
A temática da segunda capacitação do ano trata sobre “A gestão da ética e da integridade” e está voltada para o público-alvo que consiste nos gestores federais, estaduais e municipais participantes do PNPC e demais interessados. Estão disponíveis mil vagas e para participar, gratuitamente, é necessário fazer a inscrição neste link.
Carlos Girão revela que sua fala abrangerá o eixo Prevenção, um dos cinco que aborda o documento Referencial de Combate à Fraude e Corrupção produzido pelo TCU. Além disso, o trabalho inclui os eixos Detecção, Investigação, Correção e Monitoramento. O propósito do Referencial foi compilar o conhecimento prático que vem sendo aplicado por organizações públicas e privadas, dentro e fora do Brasil, no combate à fraude e corrupção e disseminá-lo aos gestores públicos de todas as esferas de Governo.
O gestor da pasta da CGE-MS, pretende contextualizar sua apresentação citando os avanços de Mato Grosso do Sul devido à criação do Programa MS de Integridade (PMSI).
O evento tem a parceria do Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável (TCU+Cidades) e da Rede de Controle da Gestão Pública. Durante as palestras será divulgado o lançamento do curso “Mecanismo da prevenção: Conhecendo a gestão da ética e da integridade”.
Confira a Programação
- 10h às 10h05
Boas-vindas do mediador aos participantes, o coordenador do GT PNPC na Secretaria Executiva da Rede Nacional de Controle Mário Bertuol - 10h05 às 10h15
Fala de abertura do Coordenador-geral de Articulação Institucional do DRCI, Edson Garutti. - 10h15 às 10h45
Palestra do Controlador-Geral do Estado do Mato Grosso do Sul (CGE-MS), Carlos Eduardo Girão de Arruda - 10h40 às 11h00
Interação do mediador com o palestrante - 11h00 às 11h30
Palestra do Presidente do Conselho Nacional de Controle lnterno (Conaci), Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda - 11h30 às 11h55
Talk Show do mediador com os participantes abordando os temas tratados nas palestras e com perguntas do público - 11h55 às 12h00
Avisos sobre o PNPC e encerramento do evento pelo mediador
Fonte:
Karla Tatiane, CGE-MS