Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Estudantes no Controle: vitória é a palavra da semana
Além dos troféus e medalhas, as 15 escolas premiadas receberam quantias que variam entre R$ 5.750,00 e R$ 25.250,00.
A semana está sendo finalizada com um sabor especial de vitória. Das cem escolas inscritas na edição 2024 do projeto Estudantes no Controle – iniciativa da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED) – 15 foram premiadas na última quarta-feira (11). A cerimônia, que contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel, e da primeira-dama, Mônica Riedel, foi realizada no auditório do Bioparque Pantanal.
Ao se reportar aos estudantes, o governador destacou a importância do momento vivenciado por todos os presentes. “Vocês são líderes, protagonistas da vida de vocês, têm um caminho fantástico pela frente, têm conquistas a serem feitas, vocês podem ser o que quiserem e vão chegar lá”, incentivou Riedel.
Mais de 300 estudantes e professores participaram do evento, que também foi prestigiado por autoridades nacionais, estaduais e municipais. “Nós temos uma área que é a promoção do controle social, basicamente convidamos a sociedade para controlar e verificar a execução de serviços públicos. Para disseminar isso de forma mais efetiva, desenvolvemos o projeto Estudantes no Controle como um estímulo à formação do cidadão do futuro”, destacou o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.
Com o objetivo de incentivar a participação efetiva e direta dos estudantes na organização das políticas públicas, o projeto fomenta a cidadania fiscal através da percepção do meio, identificação dos desafios e apresentação de propostas que promovam soluções.
“A forma como o projeto foi implementado é que é o maior ganho. Não é apenas reformular uma biblioteca, por exemplo, mas valorizar o processo desenvolvido comunitariamente. Isso traz um ganho de aprendizado muito grande. O produto final nos interessa, mas mais do que o produto, importa para nós o aprendizado”, pontuou o secretário de Educação, Hélio Queiroz Daher.
Este ano a disputa foi dividida em grupos até o final da Fase Regional, momento em que os pontos de cada etapa foram somados e as escolas mais pontuadas de cada grupo passaram para a Fase Estadual. Por fim, as 15 escolas que apresentaram as maiores pontuações foram premiadas.
Para o ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro Neto, a celebração da premiação da edição 2024 foi especial. “É uma iniciativa que tem a nobre missão de transformar a realidade das nossas escolas, fomentando a cidadania ativa entre nossos jovens e educadores. É um esforço conjunto que visa não apenas a educação acadêmica, mas também a formação de cidadãos conscientes, engajados e protagonistas em suas comunidades”, afirmou.
Fonte:
Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Max Arantes