Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Espírito Santo: Secont apresenta modelo de investigação para outros estados
A Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo (Secont), por meio da Subsecretaria de Integridade Empresarial e Governamental, está participando de um seminário realizado em Brasília durante esta semana para apresentar aos demais estados da federação o trabalho realizado pela Unidade do Observatório de Despesa Pública do Espírito Santo (ODP.Espírito Santo).
O evento, que acontece até esta quinta-feira (09), é promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União e reúne as unidades estaduais do Observatório da Despesa Pública (ODP) – um laboratório de cruzamento de dados de diversos sistemas que compõem a gestão pública com objetivo principal de inibir e/ou combater práticas ilícitas.
No trabalho apresentado pelo ODP.Espírito Santo foi possível identificar a fraude no sistema de pregão eletrônico. “A apresentação do Espírito Santo foi muito elogiada no evento, bem como as metodologias que estão sendo aplicadas no Estado para identificar e responsabilizar pessoas jurídicas que tentam fraudar as contratações do Estado”, comentou o subsecretario de Integridade, Leandro Piquet.
O subsecretário explica que o observatório trabalha com diversos bancos de dados e diferentes métodos de comparação que fazem com que os indícios de irregularidades apareçam. “O caso da identificação de fraude no pregão é um exemplo e foi um trabalho inédito no país”, disse Piquet.
O gerente de projetos da Diretoria de Pesquisa e Informações Estratégicas do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Luciano Altoé, destacou a participação do Espírito Santo no evento.
“É importante trabalhar o controle interno em rede, usando tecnologia da informação para monitorar as despesas públicas e combater a corrupção. O seminário tem o objetivo de realizar as apresentações para calibrar as metodologias que absorvemos no ano passado. O OPD.Espírito Santo é precursor nos trabalhos e demonstra a experiência que o Estado possui”, comenta Piquet.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação/SECONT Susana Kohler
susana.kohler@secont.es.gov.br . Tel.: (27) 3636-5354 – 98895-1695
Twitter: @secontes
Instagram: secont.es
Facebook: ESTransparencia
Mais informações sobre o Conaci:
(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547