Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Espírito Santo: Estado passa a ser membro oficial da ENCCLA
O Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo (Secont), agora é integrante oficial da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). A decisão da secretaria executiva da entidade foi comunicada à Secont na última segunda-feira (26). Com a inclusão, o Estado passa a ser o segundo no país com representação na entidade.
A ENCCLA foi criada em 2003 com o objetivo de contribuir para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no País, por iniciativa do Ministério da Justiça, e consiste na articulação de diversos órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e no combate a esses ilícitos penais.
Atualmente, aproximadamente 60 órgãos e entidades fazem parte da ENCCLA, como Ministérios Públicos, órgãos de controle e supervisão, como Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, Susep, Banco Central do Brasil (Bacen), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Advocacia Geral da União (AGU), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), etc.
A última Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro de 2016, realizada de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Natal/RN, anunciou diversas ações para o enfretamento a esses crimes. Entre elas estão a criação de instrumentos para avançar a cooperação jurídica internacional, permitindo a formação de equipes conjuntas de investigação transnacional nas áreas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro; a elaboração de diagnóstico sobre a atual conjuntura da utilização de moedas virtuais e meios de pagamento eletrônico; e ampliação do compartilhamento de dados para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação/SECONT Susana Kohler
susana.kohler@secont.es.gov.br . Tel.: (27) 3636-5354 – 98895-1695
Twitter: @secontes
Instagram: secont.es
Facebook: ESTransparencia
Mais informações sobre o Conaci:
(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547