Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Espírito Santo: Estado lidera Índice de Transparência 2014
Na edição 2014 do projeto que avalia os portais de transparência dos governos brasileiros, divulgada nesta sexta-feira (30/05), pela Associação Contas Abertas, o Espírito Santo liderou o Índice de Transparência no Brasil através do Portal de Transparência do Estado, que conquistou o primeiro lugar com a nota 8,96, seguido por Pernambuco com 8,14 e São Paulo com 7,95.
De acordo a secretária de Estado de Controle e Transparência, Angela Silvares, o Portal capixaba registra cerca de 21 mil acessos diários, agrega 10 anos de informação, prioriza a qualidade e a quantidade dos dados e se destaca por sua usabilidade. “O ponto forte é que permite que o cidadão intuitivamente chegue até o final da pesquisa”, disse.
O Índice de Transparência, que está na terceira edição, é um meio de informar ao cidadão e ao gestor público o nível de transparência das contas públicas do seu município, Estado e país. Os portais de transparência são avaliados com notas de zero a dez e divulgados por meio de rankings, que classificam os portais com maior ou menor grau de transparência. Além disso, leva em consideração três grandes temas para avaliação: Conteúdo, Série histórica e Frequência de Atualização e Usabilidade.
Segundo o subsecretário de Estado da Transparência, Rogelio Amorim, o Governo do Estado do Espírito Santo tem investido na melhoria das ferramentas de transparência e controle social. Prova disso é o crescimento da avaliação no Índice de Transparência, saindo da oitava posição nacional na avaliação de 2010, passando pela segunda colocação na avaliação de 2012 e chegando à primeira colocação no ranking de 2014. “É mais um o reconhecimento nacional pelo trabalho que o Estado desenvolve”, destaca o subsecretário ao lembrar das várias premiações que o Portal da Transparência recebeu.
O projeto, conduzido pela Associação Contas Abertas, tem como base a Lei Complementar 131/2009 (LC 131), que obrigou a divulgação, em tempo real, na internet de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira.
————————————————–
Informações para a imprensa:
Tríade Comunicação
Telefone: (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Assessoria de Comunicação Secont: Aline Cesconetto Contatos:(27) 3636-5354 – aline.duarte@secont.es.gov.br