Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Palestra destaca a importância do Controle Municipal Preventivo e suas entregas à população
Espírito Santo, 06 de março – O controle municipal preventivo ganha destaque durante a 49ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno, órgão que congrega mais 68 controladorias brasileiras, incluindo Controladoria-Geral da União, CGU, a fim de discutir as melhores práticas e estratégias para promover uma gestão pública eficiente e transparente. Com o tema “Controle Preventivo e sua Aplicação nos Municípios ”, a palestra voltada aos controladores brasileiros, especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil, vai abordar como um controle praticado de forma preventiva, pode gerar ganhos em pastas como saúde, educação e enfrentamento da corrupção no país.
O evento que acontecerá no hotel Quality, em Vila Velha, proporcionará uma plataforma para a troca de conhecimentos e insights sobre como fortalecer os mecanismos de controle interno nos municípios. O responsável pelo tema será o Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU e doutor em Economia e Governo, Rodrigo de Bona.
Além disso, questões como auditoria, fiscalização, transparência, ética e compliance serão abordadas, visando promover uma cultura de prevenção e mitigação de riscos na administração pública municipal.
“O controle municipal preventivo desempenha um papel fundamental na promoção da eficiência, integridade e accountability na gestão pública. Este painel é uma oportunidade única para mostrar e discutir estratégias para fortalecer os sistemas de controle em nossas comunidades”, afirma, Edmar Camata, presidente do Conaci e secretário de controle do Espírito Santo.
ESG, Integridade e Licitações
Além da pauta, a programação da reunião vai abordar diversos temas importantes para a administração pública brasileira. A primeira palestra do dia vai falar sobre “ESG e seus Desafios no Mundo Digital”, com a jornalista Giuliana Morrone.. Logo em seguida, a pauta vai ser “Auditoria Interna e Integridade: conexões e aspectos práticos”, com a Líder Empresarial Olga Pontes, com o Auditor mais admirado do Brasil, Igor Estrada e a controladora-adjunta de Belo Horizonte, Cláudia Fusco. Na parte da tarde, a assessora especializada da presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, TJMG, Tatiana Camarão, vai falar sobre “Licitações Públicas: inovações nas contratações”.
O evento contará com palestras, painéis de discussão e casos de sucesso, proporcionando insights práticos e inspiração para os participantes. Além disso, será uma oportunidade para estabelecer redes de colaboração e parcerias entre os participantes, promovendo o intercâmbio de boas práticas e soluções inovadoras. As inscrições presenciais estão encerradas, mas a programação será 100% transmitida no Conaci TV.
Inscreva-se para o evento online: https://doity.com.br/ciclo-de-palestras-49-reuniao-tecnica-do-conaci
Vagas Limitadas para Imprensa Local
Contato para Imprensa
Thais Venturatto
Jornalista
31 99717-6339
Conselho Nacional de Controle Interno
Há mais de uma década, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) exerce um papel mobilizador fundamental ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas. Eventos, parcerias, entrevistas e notícias das controladorias do Brasil fazem parte do nosso objetivo de contribuir com o Controle Interno em nosso país. Além disso, nossa atuação visa o intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações entre os 68 órgãos membros do Conselho. Conheça o Conaci e descubra como o controle colabora com a gestão!
Confira a programação:
14 de março
09h – Abertura Oficial
10h – ESG e seus Desafios no Mundo Digital
Giuliana Morrone – Jornalista
11h – Auditoria Interna e Integridade: conexões e aspectos práticos
Claúdia Fusco – Controladora-Geral Adjunta do Município de Belo Horizonte
Igor Estrada – Diretor de Auditoria, Riscos e Compliance da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional
Olga Pontes – Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE)
12h – Almoço
14h – Controle Preventivo e sua aplicação nos municípios
Rodrigo de Bona – Controlador-Geral do Município de Florianópolis
15h – Apresentação CGU
Ronald da Silva Balbe – Secretário Federal de Controle Interno da CGU
15:20 – Apresentação Agência Reguladora
Marcelo Campos – Diretor Presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos do ES
15h30 – Diálogos com café
16h – Licitações Públicas: inovações nas contratações
Tatiana Camarão – Assessora Técnica especializada da presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
17h30 – Encerramento