Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
ESG, diagnóstico de Controle Interno e aproximação dos controles são tratados na 42ª RTC
Aconteceu, ontem e hoje, 30 e 01, a 42ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Porto Velho, Rondônia, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Rondônia, CGE/RO, e Controlador-Geral do Município de Porto Velho, CGM/PV. No primeiro dia, a parte da manhã do evento foi transmitida ao vivo no Conaci TV. As pautas das palestras foram “Ética sob o Olhar da Filosofia”, “Controle Interno e Agenda ESG”, “Importância da Ampliação do Diálogo entre Controle Interno e Externo”.
Na abertura da reunião, o presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, falou sobre a parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e sobre as câmaras técnicas que aconteceram simultaneamente à reunião. Fontenelle ressaltou o objetivo da RTC. “Esta reunião técnica visa discutir, evoluir e melhorar temáticas fundamentais sobre controle em nosso país”.
Os vice-presidentes do Conaci, Francisco Netto e Edmar Camata, também participaram da abertura e falaram sobre inovação e a importância das discussões dos temas da RTC. A mesa de abertura contou com a participação feminina da especialista sênior do Banco Mundial, Susana Amaral, a procuradora do Ministério Público de Contas, Ivonete Fontenele e a anfitriã e controladora-geral do município de Porto Velho, Patrícia Damico.
A primeira palestra foi apresentada pelo diretor voluntário da Nova Acrópole de Porto Velho, Fabricio Neves, sobre “A Ética Sob o Olhar da Filosofia”, a fim de iniciar a reunião com propiciando reflexões internas e conhecimento. “A ética é como o ser humano pode realizar a si mesmo. Então, assim como o agricultor busca como ele pode realizar todo o potencial contido na semente e trazer à tona, a ética vai tentar descobrir qual é o potencial que existe dentro de cada ser humano e como a gente pode trazer isso à tona. É um estudo sobre a realização humana”, ressaltou o diretor.
“Controle Interno e Agenda ESG (ambiental, social e governança)” foi a segunda palestra do dia com a sócia fundadora do Blanchet Advogados, Gabriela Blanchet. A palestrante fez um breve histórico da ESG no Brasil e no mundo e focou, principalmente, nos modelos de Governança. Falou também sobre os cinco P’s do desenvolvimento sustentável: parceria, paz, planeta, pessoas e prosperidade e sobre as ações da Organização das Nações Unidas diante da ESG, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para finalizar as palestras ao vivo no Conaci TV, o conselheiro do Tribunal de Contas do Municípios de Goiás, TCE-GO, Fabricio Motta, apresentou sobre “Importância da Ampliação do Diálogo entre Controle Interno e Externo”. Motta falou sobre o Diagnóstico acerca da situação geral dos Órgãos de Controle Interno Municipais, promovido pela Atricon. “Os papéis do Controle Externo e Interno estão sobrepostos na maioria das situações, os momentos são diferentes, o espectro da ligação com o gestor é diferente, mas o espectro de atuação é o mesmo, é a atividade financeira do estado”, concluiu o conselheiro.
Na parte da tarde do primeiro dia, os membros do Conaci discutiram pautas técnicas e administrativas do Conselho.
Segundo dia da 42ª RTC
O segundo dia da Reunião Técnica visou compartilhar conhecimentos e experiências entre os membros, assim, o dia foi iniciado com a discussão sobre o tema “Tomada de Contas Especial”. Além disso, os anfitriões do evento, Patricia Damico e Francisco Netto, apresentaram sobre “Transversalidade das ações do Controle Interno e o Caso Prático de Auditoria de Integridade do Setor Florestal no Estado de Rondônia”.
O consultor do Banco Mundial Wesley Matheus, apresentou o resultado do Diagnóstico das Unidades Centrais de Controle Interno de Municípios, que foi promovido em abril deste ano para os municípios com o objetivo de visualizar em âmbito nacional o nível de estruturação das UCCI.
Em seguida, os coordenadores das câmaras técnicas da Lei Anticorrupção (LAC), Auditoria a e IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) apresentaram os resultados dos trabalhos realizados no dia anterior.
Além disso, a secretária-executiva do Conaci, Débora Severino, apresentou o Planejamento Estratégico do órgão e foi distribuído os objetivos estratégicos entre os membros.
Confira os 7 objetivos estratégicos do Conaci
Ampliar a atuação do Conaci junto aos órgãos centrais de Controle Interno dos municípios;
Atuar mediante parcerias e em rede;
Promover articulações para facilitar o acesso a softwares e a ferramentas de trabalho;
Promover a melhoria contínua de mecanismos de governança e de controle interno na administração pública;
Fortalecer e modernizar a estrutura organizacional, operacional, de tecnologia digital e de sistema de informação do Conaci;
Ampliar estratégias de comunicação e marketing para fortalecimento dos resultados das ações do Conaci;
Estabelecer ações voltadas à ampliação da participação feminina.
Para a realização das atividades, o Conaci contou com o Grupo BDX e com o IBADE como patrocinadores do evento!