Equipe da CGE-SC participa de debates para aperfeiçoamento do controle

A Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina participou na última quinta e sexta da 42ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Porto Velho (RO). O evento traz apresentação de temas, trocas de experiências e a realização de trabalhos para aperfeiçoamento do controle e melhoria na gestão dos gastos públicos.

Os auditores Cristiano Socas da Silva, Controlador-Geral do Estado, Frederico Silva da Luz e Clóvis Squio representaram a CGE-SC.

“O Conaci é um grande fórum para debate dos temas que envolvem o controle, permitindo a colaboração e a integração dos seus membros para a evolução das atividades de controladoria”, afirma Socas.

A CGE-SC participa ativamente do Conaci, integrando duas câmaras técnicas: Lei Anticorrupção e Auditoria Interna e IA-CM. Paralelamente à programação da RTC, as câmaras se reuniram em Porto Velho para dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos também em reuniões virtuais.

“O compartilhamento de práticas no Conaci é fundamental para o aprimoramento dos trabalhos. Na Câmara Técnica de Auditoria e IA-CM, finalizamos o Guia do IA-CM do Conaci, que proporcionará uma nova rodada de validação para as CGEs, avançando ainda mais na eficiência dos trabalhos de auditoria interna”, afirma o auditor Frederico Silva da Luz.

A Câmara Técnica da Lei Anticorrupção promoveu debates para harmonização das boas práticas na aplicação da Lei e aprovou uma minuta de regulamento, adaptável ao porte dos Estados e Municípios. “Também aprovamos o questionário que dará origem a diagnóstico nacional sobre a aplicação da Lei Anticorrupção, e a realização de cursos virtuais e presenciais para os órgãos de controle interno”, destaca o auditor Clóvis Squio.

Fonte:

CGE-SC