Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Equipe da CGE-CE se reúne com a PEFOCE para planejamento da Auditoria Interna 2023
Equipe da CGE se reuniu, na última segunda feira (20/03), com a gestão da Pefoce para apresentação do trabalho que será realizado no âmbito do planejamento da auditoria interna da CGE para o ano de 2023. Na ocasião da reunião, foram apresentados o propósito da auditoria interna governamental, bem como a metodologia de seleção dos órgãos e entidades e do macroprocesso/processo que poderá ser objeto de auditoria interna de desempenho na Pefoce. A Pefoce foi um dos órgãos selecionados, com base em fatores de risco, pela CGE para possível realização de auditoria interna em 2023. Estiveram presente na reunião, representando a CGE, o Secretário Executivo, Antônio Marconi e os auditores de controle interno Emiliana Leite, Wescley Silva, Marcos Abílio e Wilma Marques, e pela Pefoce, o Perito Geral , Dr. Júlio Torres, o Perito Adjunto, Dr. Átila Einstein e representantes do Comitê Gestor da Qualidade da Pefoce.
Qual é o trabalho que será realizado na Pefoce?
O trabalho que será desenvolvido faz parte do planejamento anual da Coordenadoria de Auditoria Interna – Coaud e consiste resumidamente em obter o entendimento do contexto da Pefoce, tais como sua missão, visão, estrutura orgânica, atribuições, seus macroprocessos chaves, força de trabalho, programas governamentais e outros, bem como selecionar com base em risco o macroprocesso/processo como objeto da auditoria de desempenho.
De acordo com a articuladora da Coordenadoria de Auditoria Interna: “A metodologia aplicada nesse trabalho tem como base o alinhamento às normas internacionais de auditoria interna, bem como a implementação do modelo IA-CM na CGE”. Destaca ainda que esse trabalho tem como potencial selecionar objetos de auditoria que representam relevância estratégica para o poder executivo estadual, com vista agregar valor aos órgãos e entidades no atingimento dos seus objetivos institucionais.
Propósito da Auditoria Interna Governamental
Auditoria Interna Governamental é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de consultoria, com o propósito de agregar valor e aprimorar a atuação dos órgãos e entidades do Poder Executivo, auxiliando-os no alcance de seus objetivos, com a melhoraria dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos.
Fonte:
CGE-CE