Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Entenda o que são os conselhos estaduais de Controle Interno
O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) está crescendo cada dia mais com a entrada de vários municípios brasileiros. Atualmente, o Conselho possui 66 membros, sendo 18 cidades, o que demonstra o interesse crescente desses órgãos em compartilhar experiências e conhecimentos com controladorias mais experientes. Dessa forma, a solução encontrada para que o Conaci consiga atender a essa expansão é a criação de conselhos estaduais de Controle Interno.
Goiás foi o primeiro estado a consolidar o Coneci e Minas Gerais está iniciando o processo de criação. Esse crescimento vai acontecer de forma coordenada ao longo dos anos. O objetivo, com o tempo, é que o Conaci seja formado pelos estados, capitais, Distrito Federal, união e pelos representantes de cada conselho estadual, que irão trazer as demandas e vão compartilhar as boas práticas das outras controladorias com os municípios.
O presidente do Conaci e controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, ressaltou que em Minas já foi realizado uma reunião com 80 servidores de municípios mineiros. Além disso, destacou a importância da criação desses conselhos. “Acreditamos que as trocas de boas práticas e ações conjuntas entre os municípios beneficiarão não só as instituições, mas especialmente os cidadãos que vivem nesses lugares”.