Em reunião no Uzbequistão, Conaci apresenta cenário do controle interno no Brasil

Durante a 43ª reunião plenária do IACOP-Pempal (Internal Audit Community of Practice / Public Expenditure Management Peer-Assisted Leaning), que acontece nesta semana no Uzbequistão, o vice-presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Álvaro Fakredin, atualizou os participantes sobre as ações realizadas no Brasil relacionadas ao controle interno e auditoria interna.

Durante o painel “Identificação das principais funções e desafios que os países enfrentam em diferentes fases de evolução da auditoria interna pública”, Álvaro falou da posição do Brasil na implantação das normas internacionais, que vem sendo implementadas pelo Pempal e por todos os países que participam, tais como Bélgica, Holanda, África do Sul, França, Inglaterra, Reino Unido e outros da Comunidade Europeia.

“Na ocasião, pude explicar sobre o modelo de organização no Brasil, com seus três níveis, que inclui as 5.570 unidades municipais, os 27 estados da Federação e a União Federal, apresentando os dados da última pesquisa realizada em 2016 que demonstraram que no Brasil 71% dos órgãos de controle não adotam métodos e modelos internacionalmente reconhecidos, como o Coso, Pic e Pifc, entre outros”.

Fakredin destacou ainda que o Sistema de Controle Interno está sendo discutido no Congresso Nacional, com um Projeto de Lei (45/2015), embora alguns estados já estejam caminhando na direção dos padrões internacionais. “Citei o quanto a parceria do Conaci com o Pempal e o Banco Mundial, iniciada em 2016, tem contribuído nas discussões, particularmente sobre a importância de conduzirmos os órgãos de auditoria e controle interno numa mesma direção”.

Sobre a Reunião Plenária

A reunião do IACOP-Pempal acontece até a próxima sexta-feira, dia 27, reunindo  diferentes países, dentre eles o Brasil, representado pelo Conaci, para a deliberação de assuntos estratégicos e para o compartilhamento de experiências exitosas em controle interno.

Formado por 23 países da Ásia Central e do Leste Europeu, além de outros convidados, como Holanda, África do Sul, França, Inglaterra e Brasil, com coordenação do Banco Mundial, o grupo forma uma rede de partilha de conhecimento que ajuda na identificação de soluções técnicas para as questões prioritárias relacionadas à implementação de reformas de auditoria interna.

O Conaci integra o seleto grupo desde 2016, já tendo participado de missões para a República Tcheca, Bulgária, Croácia, Rússia, Hungria e México, que oportunizaram a troca experiências internacionais em auditoria e controle interno governamental, principalmente as com base no modelo IA-CM.

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (21) 97500-4402