Distrito Federal: Projeto de gestão de riscos e a mudança nos relatórios de contas

Auditores de controle interno da Controladoria-Geral do Distrito Federal estiveram, no dia 7 de novembro, na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos (SINESP) para apresentar o projeto de gestão de riscos. A equipe foi recebida pelo secretário da Pasta, Dr. Antônio Coimbra, e subsecretários.

O coordenador de Auditoria de Riscos, Paulo Ribeiro Lemos, explicou como é a atuação do controle interno nos moldes da gestão de riscos. O auditor falou da metodologia, visão e benefícios para o gestor público que implementa a pratica nos seus processos internos.

Outro tema apresentado na reunião pelo coordenador de Inspeção de Prestação de Contas de Governo, Gustavo Rodrigues Lírio, foi o novo formato adotado pela Subcontroladoria de Controle Interno, a partir deste ano, para a elaboração dos relatórios de prestação de contas anual.

De acordo com Lírio, o relatório de contas de cada órgão era feito a partir de uma auditoria específica, referente a determinado exercício. Agora, os relatórios de PCA são produtos gerados a partir da consolidação de relatórios já emitidos pela SUBCI. Ou seja, se houver uma ação de controle que tenha gerado um relatório de inspeção, por exemplo, este documento será utilizado para a produção do relatório de PCA. Além disso, um único relatório de inspeção poderá integrar relatórios de contas de diferentes exercícios.

No dia 8 de novembro, a equipe de auditores apresentou os dois temas para a Secretaria de Educação.

Presente nas duas reuniões, o subcontrolador de controle interno, Lúcio Carlos Pinho, explica que as apresentações foram feitas porque há a previsão de implantar a gestão de riscos nas duas secretarias.

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