Distrito Federal: Controladoria-Geral promove I Semana de Capacitação e Aperfeiçoamento em Controle Interno

Entre os dias 9 e 13 de maio, a Controladoria-Geral do DF promoveu a I Semana de Capacitação e Aperfeiçoamento em Controle Interno, voltada para apresentação, aos auditores e servidores da área de controle interno, de informações referentes aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelas diversas coordenações da Subcontroladoria de Controle Interno da CGDF e de temas relacionados ao controle interno com aspectos de fomento, integridade, social e agregação de valor à gestão governamental.

Servidores de carreira de Auditoria de Controle interno do Distrito Federal assistiram palestras e participaram de oficinas que abordaram, entre outros temas, avaliação IA-CM, implantação da gestão de riscos, auditorias preventivas e concomitantes, além de novos recursos dos sistemas de tecnologia da informação.

Participaram da mesa de abertura no Salão Branco do Palácio do Buriti o controlador-geral, Henrique Ziller, o controlador-geral adjunto, Marcos Tadeu, o subcontrolador de Controle Interno, Lúcio Pinho Filho, o diretor da Escola de Governo do Distrito Federal, José Wilson Granjeiro, e o diretor do Sindicato dos Servidores Integrantes da Carreira Auditoria de Controle Interno do Distrito Federal, Duílio Lemos.

Para o controlador-geral adjunto, tudo começou com uma mudança estrutural profunda. “Passamos a adotar visão muito diferenciada do que se imaginava do controle do DF. A visão agora é mais preventiva, agregando valores à gestão. Estamos colocando em prática o projeto de gestão de riscos, que gera resultados positivos. A proposta é inovadora, vai criar base muito interessante para o futuro”, conclui Marcos Tadeu.

O subcontrolador de Controle Interno, Lúcio Pinho Filho, agradeceu o interesse dos servidores ressaltando que todos são responsáveis por um processo administrativo indispensável à execução das políticas públicas de controle. Destacou que há uma nova visão em busca de mudança de um formato de auditoria focada em contas para um formato de auditoria voltado para a análise da efetividade das políticas públicas. “Eu acredito que o meu trabalho possa contribuir para a melhoria da vida das pessoas da nossa cidade. Essa é uma das metas do nosso planejamento estratégico”, finalizou Lúcio.

Maria João Kaizeler – especialista em gestão financeira do Banco Mundial e palestrante convidada para a exposição sobre “O modelo IA-CM”, destacou a importância de plano de carreira para o auditor, o que trará mais motivação e garantia profissional. “O auditor deve ser proativo e não reativo, devendo estar sempre motivado a saber mais do seu universo, das unidades que irá auditar e desenvolver mecanismos específicos para cada auditoria”, acrescentou Maria João.

A auditora de controle interno e assessora especial da Subcontroladoria de Controle Interno da Controladoria-Geral, Liane Vasconcelos Araújo Angoti , falou sobre “O Mapa de Produtos do Modelo IA-CM/CGDF”, seguida do professor Antônio Nascimento Júnior – Vice-Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FACE/UNB que fez exposição sobre “A Importância da Cooperação Técnica entre a Academia e o Governo”. Finalizando as palestras, o professor Peter Matthias Gehard Dostler – Diretor Executivo da School of International Business and Entrepreneurship (Steinbeis University Berlin) fez explanação sobre “Habilidades Pessoais para Trabalhos de Natureza Consultiva”.

Dos dias 10 a 13, a programação aconteceu na Escola de Governo. A cada dia um palestrante convidado apresentou tema relevante. “Aspectos Históricos da Corrupção e do Controle Interno no Brasil”, abordagem feita por José Gilson das Chagas, professor e mestre em ciências empresariais; “O Controle Interno como Elemento de Agregação de Valor à Gestão Governamental”, tema discorrido pelo professor e mestre em ciências contábeis, Tiago José Gonzaga Borges, e “O controle interno e o fomento à integridade na administração pública”, palestra do professor e mestre em ciências políticas Flávio Pereira de Sousa.

Nesses três dias, no período vespertino, a capacitação continuou com exposições de auditores da CGDF apresentando trabalhos feitos no âmbito da Subcontroladoria de Controle Interno, novos projetos e a visão estratégica.

No encerramento, o controlador-geral fez uma reflexão sobre o atual cenário político e econômico do país e assegurou que o momento é oportuno para avançar e propor mudanças que possam garantir efetividade das ações de controle. Ziller ponderou que a capacidade dos órgãos de controle de influenciar a realidade, a execução orçamentária e as políticas públicas são reduzidas e o Brasil precisa de uma mudança incremental nesse sentido. “É o momento adequado para avançar no controle. A sociedade está esperando que o governo dê respostas concretas a respeito do combate à corrupção”, disse.

 —————————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGDF

E-mail: ascom@cg.df.gov.br

Telefone: (61) 2108-3208

Site: www.cg.df.gov.br