Distrito Federal: CGDF participa do lançamento da Campanha #TodosJuntosContraCorrupção

Foi lançada ontem, dia 12/09, a campanha #TodosJuntosContraCorrupção, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público. A iniciativa é da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que reúne mais de 70 órgãos e entidades em funcionamento no País, entre eles, a Controladoria-Geral do DF.

Por meio da denominada Ação 6 de 2017, coordenada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, a rede busca consolidar propostas de prevenção à prática da corrupção, fomentando a integridade social e a educação para a cidadania.

O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade no combate à corrupção por meio de ações de conscientização e de projetos educacionais que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes, íntegros e engajados.

No evento, o controlador-geral do DF, Henrique Ziller, afirmou que “não é possível haver vitória consistente contra a corrupção se não houver participação efetiva do cidadão”.

Sobre a atuação dos órgãos de controle, Ziller disse que é preciso fazer um controle de natureza essencialmente preventiva, partindo da qualificação dos controles primários, com a implementação da gestão de risco e dos programas de integridade, de maneira que atuação dos órgãos seja melhor qualificada.

“A corrupção desvia muito mais do que recursos da saúde, da segurança, da educação e da infraestrutura. Aniquila vidas, sonhos e a esperança de dias melhores”, disse o presidente do Conselho Nacional do Ministério Público e procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Campanha #TodosJuntosContraCorrupção

A promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Luciana Asper apresentou a Campanha #TodosJuntosContraCorrupção. Ela convidou os presentes para dar as mãos às 35 entidades que já fazem formalmente parte da Ação 6 da ENCCLA, visando a divulgação e ampliação da campanha para fomentar o desenvolvimento de programas educacionais com foco na prevenção primária à corrupção. Também apresentaram a campanha o representante da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Jailton Almeida, e o da Controladoria-Geral do Distrito Federal, Luiz Fernando Roriz.

Projetos

Durante o lançamento da campanha, foi divulgado o edital de chamamento público, que visa a selecionar e certificar iniciativas educacionais, já implementadas ou embrionárias, que tenham como objetivos a prevenção primária à corrupção, o fomento à integridade social e a educação para a cidadania. As propostas selecionadas serão publicadas, no fim deste ano, à sociedade, para livre consulta e replicação, em um banco de propostas acessível pela internet.

A criação do banco de propostas promoverá a aproximação entre os gestores dos sistemas educacionais e possíveis parceiros apoiadores, como empresas, órgãos públicos, academia e entidades do terceiro setor. O intuito é a implementação ou replicação das melhores propostas, tanto pelo apoio financeiro quanto pelo compartilhamento de experiências e conhecimentos.

Os projetos devem ser submetidos por meio do site www.todosjuntoscontracorrupcao.gov.br.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGDF

E-mail: ascom@cg.df.gov.br

Telefone: (61) 2108-3208

Site: www.cg.df.gov.br

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (21) 97500-4402