Diretoria do Conaci apresenta relatório de gestão durante 9ª Reunião Técnica

A atual diretoria do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) apresentou, na tarde desta quinta-feira (21), o relatório de gestão do biênio 2012/2013 durante os trabalhos da Reunião Técnica do Conselho, que acontece em Porto Alegre (RS). Na ocasião, a atual presidente do Conaci, Angela Silvares, também secretária de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, fez uma ampla retrospectiva da trajetória da entidade, bem como apresentou os mais recentes dados e números, além do desdobramento das ações e dos projetos conduzidos até o momento ou em curso.

Segundo Angela, desde que foi criado, o Conaci alcançou um elevado nível de credibilidade e visibilidade nacional, atraindo novos membros à causa do Controle Interno, que passou de 28, em 2011, para 37, em 2013. Ao lado dos demais integrantes da diretoria, ocupada pelos três vice-presidentes, Rosa Tenório, Carlos Higino e João Melo, o Conaci conduziu suas ações norteadas por diretrizes estratégicas estabelecidas e por meio de uma agenda institucional estruturada em três eixos: política, técnica e operacional.

Dentro da agenda política, voltada para o fortalecimento institucional do Conaci, as principais ações foram: filiação de novos membros; articulação para tramitação da PEC 45; participação em eventos nacionais e regionais; apoio a projetos e programas, como o Brasil Transparente; parcerias institucionais, como a interlocução com o Banco Mundial objetivando viabilizar recursos necessários à implementação do Programa de Modernização dos Órgão de Controle Interno; e articulações internacionais, como a participação na missão oficial do governo brasileiro para participar do Anti-Corruption Program for Brazilian Government Officials, realizado em Washington-DC, EUA.

Já na agenda técnica, cujas ações visaram à integração, ao desenvolvimento, à viabilização de parcerias e à melhoria dos processos de trabalho e da gestão de pessoas dos órgãos de controle interno governamentais, foram ressaltados os trabalhos dos Grupos de Trabalhos (GTs), nas seguintes frentes: Agenda Legislativa; Diagnóstico do Controle Interno; Sistema de Integridade dos Estados Brasileiros; Manual Básico de Controle Interno; Avaliação de Programas de Governo; Promoim e Prevenção e Combate à Corrupção. Também foi elencada a participação do Conaci em grupos técnicos do Tesouro Nacional e no programa Open Government Partnership (OGP); bem como a realização do Projeto Cidade Ética e Transparente.

No aspecto da agenda operacional, que tem como propósito modernizar e instrumentalizar o Conaci, as principais realizações foram na criação do site da instituição, que atua como portal de disseminação de informações sobre Controle Interno; na modernização da logomarca da instituição; na divulgação institucional por meio de newsletter, assessoria de imprensa e outras ações; e na elaboração do Regimento Interno do Conaci, que disciplina o seu funcionamento e a sua organização em consonância com seu estatuto.

Fechando a programação da tarde, ainda foram realizadas a aprovação da ata da 8ª Reunião Técnica de Belém e a apresentação da resolução que constitui condecoração por apoio ao Conaci.

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