Diretor executivo da Transparência Internacional no Brasil é entrevistado pelo Conaci TV

“Talvez, hoje, o brasileiro seja a população mais consciente do seu papel e da sua capacidade de fazer a diferença na luta contra a corrupção.”

 

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) conversou, na 34ª Reunião Técnica, em Vitória, no Espírito Santo, com o diretor executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão. Transparência, integridade, combate à corrupção e tecnologia, foram alguns dos temas tratados. É necessário abordar esses temas para melhorar a gestão pública e conscientizar a sociedade civil.

 

Brandão explicou que a Transparência Internacional foi criada há mais de 30 anos e está presente em 110 países. Apesar de os brasileiros acharem que a corrupção é cultural no país, Brandão ressalta que essa percepção não é verdadeira e que a sociedade é capaz de evoluir nessa questão, se cada um fizer a sua parte. “A mudança começa, sim, na cabeça de cada um, do cidadão, do empresário, na relação com o Estado, eu acho que isso tem mudado muito no Brasil” comenta o diretor.  Além disso, Bruno lembrou que “ao lutar contra corrupção na base, nós vamos minando os pilares de sustentação da grande corrupção no topo”. 

 

Segundo dados do Barômetro Global da Corrupção, 83% dos brasileiros acreditam que o cidadão pode fazer a diferença individualmente na luta contra a corrupção, sendo esse o índice mais alto entre os 77 países da pesquisa. Assim, conclui o diretor “talvez, hoje, o brasileiro seja a população mais consciente do seu papel e da sua capacidade de fazer a diferença na luta contra a corrupção, isso nos dá uma esperança enorme de transformação e transformação duradoura”.

 

Confira a entrevista na íntegra aqui.