Curso “Auditoria de Conformidade à luz do IA-CM” prossegue até 23 de agosto

Servidores da Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará iniciaram, nesta segunda-feira (19/08), o curso de Auditoria de Conformidade à luz do IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna). Ministrado por Wescley Soares Silva, auditor de Controle Interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), a capacitação, que prossegue até sexta-feira (23/08), visa proporcionar aos servidores que atuam no órgão uma visão completa da função auditoria interna governamental com foco no serviço de avaliação, em alinhamento com as normas e boas práticas internacionais sobre o tema.

Conforme destaca Édipo Henrique, assessor de Controle Interno da Controladoria, o curso, que é realizado no anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), integra as ações do projeto estratégico do programa Alece 2030, de implantação do modelo de capacidade interna, e vai auxiliar no aprimoramento dos serviços de avaliação ofertados pela Controladoria.

”Trouxemos uma pessoa muito capacitada para ministrar esse curso, Wescley Soares, auditor de Controle Interno da CGE, órgão que alcançou recentemente o nível 2 do modelo IA-CM. Estamos em constante troca de ideias com a CGE, devido à sua referência, para avançarmos na implantação do IA-CM na Assembleia Legislativa. O curso é mais uma das etapas para que possamos entender como se dá o processo de realização de uma auditoria de conformidade desde o planejamento, execução, comunicação dos resultados e monitoramento”, explica.

Fortalecimento do Controle Interno

A controladora da Alece, Silvia Correia, destaca os benefícios da adoção do IA-CM para o fortalecimento do Sistema de Controle Interno, considerando, em sua avaliação, “o caráter inovador do modelo e a sua relevância para a consolidação da atuação da Controladoria como órgão de terceira linha no Modelo de Governança da Alece, por meio da prestação de serviços de avaliação e de assessoria independentes no âmbito da auditoria interna”, assevera.

Wescley Soares Silva, professor do curso informa que as aulas são realizadas no formato teórico e prático, com exposições e trocas de experiências, buscando o objetivo de ofertar qualificação quanto ao Modelo de Capacidade de Auditoria Interna.

Aulas são realizadas no anexo II da Alece – Foto: Paulo Rocha

”O curso tem o propósito tanto de apresentar a parte teórica da auditoria de conformidade, questão normativa, trazendo o próprio modelo IA-CM, como também compartilhar experiências bem-sucedidas da CGE, de forma a oportunizar também o debate para que possamos conhecer um pouco dos processos da Controladoria. Desta forma, poderemos ajudar a Assembleia Legislativa a vencer essa desafio de implantação do IA-CM”, assevera.

O auditor da CGE informa que serão abordados vários pontos no aspecto geral desde como surge a auditoria e sua relação com a governança, para que todos da turma possam estar alinhados quanto ao nível de conhecimento.

”São vários conceitos que acabam dificultando a compreensão e nosso objetivo é tentar facilitar para que todos possam enxergar não apenas a parte teórica, mas como isso se desenvolverá na prática. Em 2019, eu e minha equipe recebemos o desafio de implementar o modelo IA-CM na CGE. Passamos pelos mesmos caminhos que os servidores da Alece estão passando no momento, mas de lá pra cá tivemos grandes avanços e atingimos o nível 2”, recorda.

Saiba mais 

As aulas do curso prosseguem até o dia 23 de agosto, das 13 horas às 17 horas, no Anexo II. Ao longo das aulas, serão abordados aspectos introdutórios sobre Governança Pública e Auditoria Interna; Modelo das Três Linhas, do Instituto dos Auditores Internos; Evolução da Auditoria Interna no Mundo; e Convergência Internacional das normas de Auditoria Interna, dentre outros tópicos.

Edição: Salomão de Castro

Fonte:

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/