Coordenador da CGU faz palestra para os novos auditores internos da CGE-MG

Em prosseguimento ao Curso de Capacitação para os 70 novos auditores internos da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), recentemente aprovados em concurso público e desde o dia 3 de maio em atividade na Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), o Coordenador Geral de Auditoria da Área Fazendária da Controladoria-Geral da União (CGU), Rodrigo Fontenelle, apresentou uma palestra no dia 24 de maio, no plenário do Edifício Gerais, na Cidade Administrativa, quando focalizou, principalmente, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e a linha de atuação da CGU no controle da administração pública.

Em sua palestra, Rodrigo Fontenelle descreveu também as formas de atuação desenvolvidas pela CGU e, citando exemplos, explicitou como as ações de auditoria são desenvolvidas, inclusive a partir da manifestação dos cidadãos, que contam com vários canais de comunicação com a CGU para denunciar supostas irregularidades. Em relação à denúncias anônimas, explicou que elas são registradas e analisadas pelos auditores, podendo, de acordo com cada caso, serem incluídas no plano de ação da CGU. Após sua palestra, respondeu a várias perguntas dos novos auditores internos da CGE-MG.

Oriundo dos quadros da CGE-MG, onde entrou por concurso em 2007, Rodrigo Fontenelle aqui trabalhou até 2009, quando, também por concurso, foi prestar seus serviços à CGU, onde ocupa hoje o cargo de Coordenador Geral de Auditoria da Área Fazendária. Sua participação no Curso de Capacitação para os novos auditores representa, portanto, um adequado reconhecimento dos organizadores do curso à experiência por ele adquirida enquanto servidor da CGE-MG e ao competente trabalho que vem desenvolvendo, desde 2009, na CGU.

Aperfeiçoamento  

O Curso de Capacitação, que irá até junho, tem como principal objetivo promover um aprendizado teórico e prático do processo de auditoria na execução da despesa pública, bem como das funções de correição administrativa, transparência pública e técnicas de combate à corrupção para o adequado exercício dos novos auditores no Sistema Estadual de Controle Interno.

Os instrutores são servidores da CGE-MG e ainda das secretarias de Governo, da Fazenda e de Planejamento e Gestão, bem como servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU). A carga horária é de sete horas por dia: 3 horas e 30 minutos em sala de aula com exposição dos temas propostos e 3 horas e 30 minutos reservadas para estudos de casos e exercícios práticos.

————————————————————

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  –  Contato

Texto: Leonardo Cunha ASCOM CGE/MG

E-mail: leonardo.cunha@controladoriageral.mg.gov.br

Site: www.controladoriageral.mg.gov.br

Telefone: (31) 3915-8944

Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099