Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Controle Social e Transparência são destaques em palestra promovida pelo Governo do Tocantins em encontro de novos gestores municipais
Explanação destacou quais os instrumentos que a gestão pública dispõe para efetivar a participação social
A transparência pública e o controle social são alguns dos pilares mais importantes para o aprimoramento da gestão pública. Esse foi um dos pontos centrais discutidos durante o Encontro Tocantinense de Novos Gestores na última terça-feira, 19. O evento foi realizado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e contou com a parceria do Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO). O evento é direcionado aos prefeitos e prefeitas recém-empossados.
Com a palestra “Instrumentos de controle social e transparência na administração pública”, o gerente de Transparência e Controle Social da CGE-TO, Lucas Souza Luz destacou temas como as leis de transparência e acesso à informação; Serviço de Informação ao Cidadão – SIC e ouvidoria. “Apresentamos aos gestores o funcionamento da transparência e as informações necessárias sobre as ferramentas que são disponibilizadas sem custo para os municípios poderem implantar seus canais de diálogo com a comunidade”, ressaltou o gerente.
“Através dessa ação, a Controladoria reforça o caráter municipalista da atual gestão do governador Mauro Carlesse. Estar junto aos gestores municipais, acompanhando e prestando orientações é a nossa forma de contribuir para um melhor controle das contas públicas, da participação social e do exercício da cidadania”, salientou o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda.
De acordo com a ATM, o objetivo do evento foi orientar os novos gestores sobre as pautas da gestão municipal e as relações federativas, além de apresentá-los e engajá-los ao movimento municipalista. Através de palestrantes de diversas instituições e órgãos parceiros, também foram abordados temas como: desafios dos municípios em 2021, controle externo, marco do saneamento, regularização fundiária, convênios, captação de recursos e programas educacionais. (Com informações da ATM)
Fonte:
Assessoria de Comunicação
ascom@controladoria.to.gov.br
www.cge.to.gov.br
63 3218-2434 / 63 98416-9057
Valdenice Rodrigues
Jornalista
DRT 120/TO
63 99294-6478 (WhatsApp e tel)
Gabriela Glória
Jornalista
DRT 590/TO