Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Controle social e transparência são debatidos em curso para professores do Distrito Federal
O objetivo é que os professores levem conhecimento sobre educação ética e cidadã a alunos da rede pública do DF
Por meio do projeto EnCena, elaborado pelo Programa de Educação Fiscal do Distrito Federal (PEFDF), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) promoveu um curso sobre controle social e transparência pública para 101 professores.
As aulas foram ministradas pelos servidores Frederico Aragão e Paulo Cruz, da Subcontroladoria de Transparência e Controle Social (SUBTC). A expectativa é que os professores que participaram do curso repassem o conhecimento a 900 alunos de 59 escolas da rede pública.
Desenvolvido por meio de uma plataforma gamificada, no formato lúdico-pedagógico, para a aplicação de aulas a alunos da rede pública do DF, o EnCena tem contribuído para mudar a percepção dos estudantes em relação ao cuidado com a escola e com a comunidade em que estão inseridos, além de promover conhecimentos sobre a função social do tributo, do controle social e da transparência pública.
A proposta é relacionar tecnologia e produção audiovisual como estratégias de unir didaticamente conteúdos de educação fiscal e controle social para familiarizar crianças e adolescentes com o papel de controle social do governo. O projeto também é inclusivo para alunos e professores surdos.
O PEFDF é desenvolvido pelas secretarias de Fazenda (Sefaz) e de Educação (SEE), CGDF e Receita Federal do Brasil (RFB), cujos representantes formam o Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal (GEFDF).
Fonte:
CGDF