Controle Interno como agente de transformação na gestão pública: 6º Fórum Piauiense reúne especialistas e servidores

A Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ), por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, promoveu, na quinta-feira (21), o 6º Fórum Piauiense de Controle Interno com o objetivo de promover a discussão sobre as práticas atuais de gestão e controle que promovam a eficiência e a resolutividade dos atos administrativos no âmbito do Poder Executivo Estadual.

Servidores do Governo do Estado de diversos órgãos marcaram presença no evento, além de representantes de diversos municípios do Piauí e outros poderes como o Ministério Público do Piauí (MPPI). O evento também foi transmitido ao vivo pelo Canal Educação, no Youtube, possibilitando um alcance ainda maior do evento.

Nesta edição, o evento abordou o tema “O impacto positivo do Controle Interno na Transformação da Administração Pública”, trazendo palestras que abordaram desde aspectos técnicos como as mudanças no trabalho de auditoria, práticas recentes de controle interno, até mesmo o impacto do comportamento nas relações no ambiente de trabalho.

PALESTRANTES DA MANHÃ

O Professor Diocésio Sant’Anna, instrutor do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA BRASIL) abriu o ciclo de palestras abordando o tema “Consultoria em Auditoria”.

“Consultoria em Auditoria é uma importante atividade da auditoria interna. No evento, foi possível a gente discutir como será o futuro da auditoria e a consultoria em auditoria é uma atividade que vai ganhar força, cada dia mais. Então, os auditores internos, cada vez mais serão consultores estratégicos, consultores da gestão pública”, afirmou Diocésio Sant’Anna.

Em seguida, foi a vez da professora Eliene Pierote, Gerente de Projetos Pedagógicos do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional dos Servidores do Estado do Piauí Antonino Freire (NUFAF), apresentar, de forma leve, o impacto das emoções no ambiente de trabalho, ao abordar o tema “Competências e Habilidades Socioemocionais Aliadas ao Bom Desempenho Profissional”.

“Trouxe uma abordagem relacionada às habilidades e as competências socioemocionais. Então, a nossa alegria em poder colaborar de alguma forma para que todos os servidores do Estado, principalmente nessa área, possam repensar sobre as suas habilidades, competências e o impacto que isso pode promover no ambiente de trabalho e para a vida”.

PALESTRAS DA TARDE

O Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno, Edmar Camata, foi o terceiro palestrante do evento, retomando o evento no turno da tarde, oportunidade em que abordou o tema “Controle Interno: agregando valor à gestão”.

“Para o Conselho Nacional de Controle Interno é muito importante estar aqui e ver um estado importante como o Piauí discutindo temas tão interessantes relacionados ao controle e no fundo de tudo isso, claro, a governança pública e a qualidade das políticas públicas, pois incide diretamente na qualidade de vida das pessoas e naquilo que o cidadão entende como a qualidade promovida pelo serviço do Estado”, disse.

A quarta e última palestra foi apresentada pelas comunicadoras Neyara Pinheiro e Adriana Araújo, que abordaram, de maneira prática, situações relacionadas à comunicação que impactam no dia a dia das pessoas.

PRÊMIO DESTAQUE DO CONTROLE INTERNO

O evento encerrou com a entrega do Prêmio Destaque do Controle Interno aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual que mais se destacaram por sua atuação no ano de 2024.

O 6º Fórum Piauiense de Controle Interno é uma realização da Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, com o patrocínio das Secretaria de Governo e de Cultura, da Empresa de Tecnologia da Informação (ETIPI) e da Associação dos Auditores Governamentais do Estado do Piauí (AAGEPI); além do apoio da Secretaria da Educação, por meio do Canal Educação, da Secretaria de Administração, por meio da Escola de Governo do Piauí e do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI).

Clique aqui e confira mais fotos do evento

Fonte

CGE-PI