Controle e Integridade em Obras de Infraestrutura é pauta do novo curso do Conaci, Transparência Internacional-Brasil e Ibraop

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), a Transparência Internacional – Brasil e o Instituto Brasileiro de Obras Públicas (Ibraop) promovem, nos dias 08 a 12 de maio, o curso “Controle e Integridade em Obras de Infraestrutura”. As aulas são 100% online, com especialistas do controle interno, externo e social para descobrir as principais conexões entre a corrupção e as obras de infraestrutura no Brasil.

A capacitação vai ter 15 horas, certificado de conclusão e material complementar para os alunos.

Saiba mais sobre o curso

As grandes obras de infraestrutura são consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país, mas também podem ser alvo de corrupção em diferentes fases do processo. Dessa forma, o papel do controle — externo, interno e social — é fundamental para evitar e combater práticas ilícitas e irregularidades.

No curso Controle e Integridade em Obras de Infraestrutura serão abordadas as práticas de corrupção mais observadas em obras desse tipo, o papel dos órgãos de controle em projetos de infraestrutura, as boas práticas nacionais e internacionais de transparência, integridade e os mecanismos de participação no monitoramento desses empreendimentos.

As aulas serão transmitidas ao vivo e contarão com a participação de especialistas, membros de órgãos de controle e de organizações da sociedade civil. Todos os participantes receberão material didático complementar ao curso, produzido em parceria com os professores.

Confira os temas das aulas

  • Gestão e fiscalização de contratos de obras de infraestrutura;
  • Investigações e casos recentes: irregularidades e práticas de corrupção no ciclo de vida de obras de infraestrutura;
  • Obras de infraestrutura e impactos socioambientais: uma conexão necessária;
  • Processos de apuração de responsabilização com base na Lei Anticorrupção sob a perspectiva do controle interno;
  • Controle social na infraestrutura: Auditorias Cidadãs e Acesso à Informação;
  • De olho na infraestrutura: investigações jornalísticas sobre irregularidades na infraestrutura;
  • A política como elemento da infraestrutura;
  • Apresentação de experiências de controle de infraestrutura.

Inscreva-se: https://cursos.transparenciainternacional.org.br/controle-e-promocao-da-integridade-em-infraestrutura/