Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Controladoria promove visitas técnicas a ouvidorias setoriais do Governo do Tocantins
O objetivo é contribuir com as pastas e as respectivas ouvidorias setoriais no cumprimento de sua missão institucional
O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO), Senivan Almeida de Arruda, reuniu-se na última sexta-feira, 4, com o gestor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Márcio Antônio da Silveira. Na pauta, assuntos relacionados ao serviço de ouvidoria.
A ação faz parte de uma agenda de visitas técnicas a todas as ouvidorias dos órgãos públicos estaduais. Além dos gestores, reúnem a equipe da Ouvidoria-Geral do Estado, que é unidade da CGE-TO, e da setorial de ouvidoria de cada pasta, o ocorreu no encontro da Fapt.
O objetivo é contribuir com as pastas e as respectivas ouvidorias setoriais no cumprimento de sua missão institucional. “Durante as visitas são esclarecidas dúvidas e repassadas orientações para facilitar o fluxo de trabalho dentro das ouvidorias. Oferecemos suporte técnico e propomos alternativas para a melhoria contínua do trabalho”, destaca a ouvidora-geral do Estado, Josefa de Oliveira Machado (Graça).
Alinhamento
Para o gestor da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, a iniciativa acontece alinhada à política de aproximação, prevenção e formação realizada pelo órgão. “As visitas são uma oportunidade de manter um canal de diálogo aberto com os demais órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Dessa forma, colocamo-nos à disposição para trocarmos experiências e atuarmos de forma conjunta, promovendo melhorias no atendimento às usuárias e usuários dos serviços públicos”, reforça.
Para o gestor da Fundação, a ouvidoria é uma estrutura muito importante e o alinhamento com o órgão de controle fortalece a atuação da entidade quanto a esse serviço. “Não existe democracia sem transparência, e o papel da ouvidoria é fundamental. Na Fapt, onde trabalhamos com editais, já se tem esse conceito bastante difundido, pois as pessoas precisam saber que se trata de processos transparentes”, concluiu Márcio Silveira.
Reuniões
Com as visitas, que iniciaram em setembro, a CGE Tocantins já tratou do assunto também com as secretarias da Comunicação (Secom) e da Fazenda (Sefaz); e com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO). A meta é visitar gradativamente todas as 40 unidades setoriais de ouvidoria dos órgãos e entidades da administração estadual.
Presentes
Pela CGE-TO também estiveram presentes na reunião a gerente de Transparência e Controle Social, Marcela Barreto da Silva Oliveira; e o gerente de Articulação e Gestão de Ouvidorias, Delmiro da Silva Moreira Júnior.
Participaram pela Fapt a gerente-geral de Administração, Finanças e de Orçamento, Fernanda Ayres; a diretora Científica e de Inovação, Munique Oliveira; e o chefe de gabinete, Gilberto Ferreira.
Fonte:
CGE-TO